Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Um espetáculo teatral chamado “Presente de Cecília”, com ênfase na educação infantil, voltado para os cuidados com os resíduos e meio ambiente, estreou ontem (19/9), no Teatro Manauara com a presença de mais de 400 crianças da rede pública de ensino de Manaus, incluindo estudantes com necessidades especiais. Iniciativa da empresa concessionária da coleta urbana, Grupo Marquise Ambiental, e apoiado pela Prefeitura de Manaus, o evento continua nesta sexta-feira, 20/9, em duas sessões, às 9h e às 14h.

“O público infantil é uma das prioridades para o núcleo de conscientização sobre limpeza urbana da Prefeitura de Manaus, sendo o teatro uma das ferramentas lúdicas utilizadas para alcançar bons resultados, principalmente entre crianças. É uma satisfação ver a ampla aceitação e participação da garotada diante da mensagem bonita que esse espetáculo passa. É muito bonita e divertida a peça”, comentou o secretário municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), Paulo Farias, que esteve presente na primeira sessão desta quinta-feira.

O diretor do Grupo Marquise Ambiental em Manaus, David Avelino Fonseca, explica que o espetáculo faz parte do projeto da empresa que roda todo o Brasil, buscando incentivar uma mudança de atitude do cidadão. “Já rodamos quatro cidades com esse espetáculo focado nas crianças, que tem como objetivo formar eco cidadãos preocupados com o lixo e os efeitos destrutivos que ele tem sobre o meio em que vivemos”, disse.

O espetáculo fala sobre cuidar do futuro a partir das atitudes no presente. No total, as quatro sessões deverão mobilizar mais de 2 mil crianças em Manaus.

Sobre “Presente de Cecília”

Mais de 15 mil crianças de escolas públicas de Fortaleza (CE), Taubaté (SP) e Osasco (SP) participaram da primeira etapa do projeto. A expectativa é alcançar cerca de 25 mil crianças ao final da ação. “Nosso intuito é plantar a semente da responsabilidade socioambiental nas crianças. Queremos que elas sejam multiplicadoras da mensagem de que é preciso agir hoje para garantir o amanhã, e que entendam seus direitos e responsabilidades nesse processo”, ressalta o presidente da Marquise Ambiental, Hugo Nery, que faz parte do Grupo Marquise, um dos idealizadores do projeto em conjunto com a empresa House Cultura, através da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cidadania.

O espetáculo “Presente de Cecília” conta, de forma metafórica, a história de Marquinhos, uma criança que vem do futuro para explicar para a pequena Cecília, que vive no presente, sobre a necessidade de cuidar do meio ambiente e garantir um futuro sustentável para as próximas gerações. 

Após o espetáculo, os estudantes participam de jogos interativos sobre as diferenças entre os tipos de resíduos e também receberão materiais educativos sobre o tema desenvolvidos pelo programa Ecocidadão, da Marquise Ambiental, que desenvolve, desde 2005, uma série de atividades visando a conscientização de crianças e comunidades de grandes pontos geradores de lixo em diversos municípios brasileiros, entre eles, Manaus. 


Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •