Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

A coleta de lixo domiciliar será reforçada com a integração de 11 novos carros coletores à frota de veículos que atuam nesse serviço. Nesta segunda-feira, 9/12, a Prefeitura de Manaus recebeu os novos veículos modernos e climatizados, estando no nível máximo de desempenho na categoria, adquiridos pela empresa concessionária Marquise e entregues pelo prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, à Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp). Em julho deste ano, outros 12 carros foram entregues aos Sistema de Limpeza Urbana, renovando e reforçando a frota.  

“É uma coisa muito importante a renovação da frota não só porque traz mais economicidade, menor consumo e menor investimento em manutenção, mas porque traz mais qualidade de vida à população”, afirmou o prefeito, durante a solenidade de incorporação dos novos veículos. “Ao mesmo tempo é um ato de justiça social, porque estamos dando mais condições de trabalho a essas pessoas que fazem a coleta domiciliar”, completou.

Manaus ganha 11 novos carros equipados e automatizados para coleta domiciliar

Arthur destacou que a Prefeitura de Manaus é a segunda maior indutora de emprego na cidade, por meio de suas obras próprias ou da contratação de terceirizados para realizá-las, bem como pela aquisição de insumos, produtos e serviços. “Um exemplo disso está bem aqui, quando por intermédio da Marquise, são entregues esses novos caminhões de coleta, adquiridos em Manaus, garantindo empregos em Manaus”, afirmou.

Os 11 novos veículos são do tipo trucados (2) e tocos (9), com chassi Volkswagen e equipamento planalto. Um carro de modelo Mitsubishi L200, para o trabalho de apoio ao serviço, também será entregue. “Estamos trabalhando com muito empenho e eficiência e a entrega desses veículos faz parte do nosso compromisso com a cidade”, afirmou o diretor de operações da Marquise, Paulo Studart.

O secretário da Semulsp, Paulo Farias, disse que os veículos, além dos aspectos de eficiência e economicidade, vão dar mais tranquilidade e qualidade ao trabalho das equipes de coleta. “Para se ter ideia, cada motorista dirige por, mais ou menos, 80 quilômetros todos os dias na cidade e para eles é importante ter um veículo automatizado, para seu conforto. Esse é um fato bastante relevante para que eles tenham melhores condições de desenvolver suas atividades”, afirmou. Ainda de acordo com o secretário, os novos caminhões vão atender, no mínimo, 22 rotas de coleta, diariamente.

Foto:Alex Pazuello/Semcom

Em nome da equipe, o motorista Deustevan Carneiro da Silva, 55, que trabalha há sete anos dirigindo os veículos de coleta, recebeu as chaves de um dos novos veículos.  

Conforme dados da Semulsp, a coleta domiciliar foi responsável, de janeiro a outubro deste ano, pela remoção de 469.146 toneladas de resíduos, sendo a modalidade com maior participação entre os serviços de coleta, aproximadamente 58,9% em relação ao total ao volume coletado na cidade. A média diária alcançou 1.553 toneladas, com uma taxa per capita de 717 gramas diárias de resíduos recolhidos nos domicílios, pequenas indústrias, comércio, bancos e escolas.

Mutirão de limpeza

Ainda nesta segunda-feira, o prefeito Arthur Neto acompanhou os trabalhos do mutirão de limpeza realizado no conjunto Ozias Monteiro, Cidade Nova, zona Norte. Duas equipes, com aproximadamente 70 garis, trabalham desde o último sábado em serviços de capinação e limpeza. “Também estamos realizando o tapa-buracos. Vamos estabilizar esse conjunto até em homenagem ao grande amigo Ozias Monteiro”, disse o prefeito, que ouviu dos moradores algumas reivindicações, como a construção de uma academia ao ar livre no local.

“A qualidade do trabalho é muito boa, a equipe é grande e em dois dias fizeram toda a limpeza do conjunto”, disse a moradora Mauri Dizia, que destacou a importância dos moradores permanecerem unidos para garantir a manutenção da limpeza no local.


Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •