Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

A semana de abertura da Copa do Mundo traz, além do início dos jogos, atrações especiais para a maratona cultural preparada pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) para o período do Mundial. Em destaque esta semana estão as apresentações da Cia. de Dança Andora, da Universidade Federal do Espírito Santo. O grupo traz à cidade o espetáculo folclórico ‘Tem Moqueca e Tacacá: o Capixaba Tira o Manauara pra Dançar’, selecionado pelo edital do Ministério da Cultura (MinC).

As apresentações começam nesta terça, 10, a partir das 19h30, na Praça Mário Verçosa, no Dom Pedro. O espetáculo retrata as manifestações tradicionais e elementos típicos do folclore do Espírito Santo, a partir de três atos principais: o Carnaval de Congos e Máscaras, a Festa do Ticumbi e a Jongada Capixaba. A fim de ilustrar um pouco da diversidade cultural da região, ‘Tem Moqueca e Tacacá’ vai além da dança, envolvendo também música, poesia e teatro popular, tratando de temas relacionados às culturas indígena e afro-brasileira.

A companhia é formada atualmente por 24 membros, entre músicos, dançarinos e equipe técnica. O grupo surgiu a partir de um projeto extracurricular realizado no Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Espírito Santo com o objetivo de formar professores no ensino do folclore em escolas e comunidades do estado. A partir de 2008, a Cia. de Dança Andora ultrapassou as fronteiras da academia e passou a fazer apresentações em outros estados e no exterior, como no Festival Internacional de Folclore de Almeirim, em Portugal.

Em seus espetáculos, o grupo busca sempre mostrar ao público a riqueza do folclore capixaba. No caso de Manaus, não faltarão oportunidades para conferir esse trabalho: além do dia 10, a companhia também se apresenta na quarta, 11, no sábado, 14, e no domingo, 15. Os locais e horários podem ser vistos na programação completa logo abaixo.

Ainda nesta terça-feira, 10, às 17h, a Praça Mário Verçosa recebe a apresentação de ‘O Casamento da Filha de Mapinguari’, musical realizado pela Cia. de Teatro Vitória Régia e que lança um olhar sobre a importância da preservação da natureza através de personagens fantásticos, como o mítico Mapinguari. Outra opção para a noite é o espetáculo de dança ‘Um Pouquinho de Brasil’, em que as jovens bailarinas da Associação Belas Artes do Amazonas (Belarte) interpretam composições que fazem parte da história da música popular brasileira. A performance também acontece no palco do Café Teatro, a partir das 19h.

SERVIÇO

O quê: Espetáculo folclórico ‘Tem Moqueca e Tacacá: o Capixaba Tira o Manauara pra Dançar’, da Cia. de Dança Andora

Quando onde e horário:

10/6 (terça), às 19h30 – Praça Mário Verçosa, na Avenida Pedro Teixeira, s/n – Dom Pedro

11/6 (quarta), às 8h – Parque Cidade da Criança, na Avenida André Araújo, com entrada pela Rua Castro Alves – Aleixo

11/6 (quarta), às 18h – Praça Mário Verçosa, na Avenida Pedro Teixeira, s/n – Dom Pedro

14/6 (sábado), às 18h – Praça Mário Verçosa, na Avenida Pedro Teixeira, s/n – Dom Pedro

15/6 (domingo), às 19h – Praça Mário Verçosa, na Avenida Pedro Teixeira, s/n – Dom Pedro

O quê: Peça ‘O Casamento da Filha do Mapinguari’, da Cia. de Teatro Vitória Régia

Quando e horário: 10/06 (terça), às 17h

Onde: Praça Mário Verçosa, Avenida Pedro Teixeira, s/n – Dom Pedro

O quê: Espetáculo de dança ‘Um Pouquinho de Brasil’, da Belarte

Quando e horário: 10/06 (terça), às 19h

Onde: Les Artistes Café Teatro, Avenida Pedro Teixeira, s/n – Dom Pedro


Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •