Foto: Aguilar Abecassis – Dircom/CMM
Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Na manhã desta quinta-feira (10/10), a Presidente da Comissão de Defesa e Proteção dos Direitos da Mulher, vereadora Mirtes Salles (PL) lançou o projeto Fios de Vida, que tem o objetivo de arrecadar cabelos para a confecção de perucas, que serão doadas a mulheres e crianças vítimas de câncer, escalpeladas e outras doenças que ocasionam a queda de cabelo. O lançamento foi realizado no auditório Zany dos Reis, na Câmara Municipal de Manaus (CMM).

O evento contou com a presença dos parceiros do projeto, o cabeleireiro Elias Torres, o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), representantes do Salão Paulista e do Sindicato dos Salões de Barbeiros e Cabeleireiros de Manaus, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Delegada da Mulher Débora Mafra e representantes de diversos movimentos relacionados à mulher, criança e adolescente.

De acordo com a vereadora Mirtes Salles, a inspiração para o projeto vem de uma história do ano passado. “Ano passado eu conheci uma criança, cuja mãe estava fazendo campanha nas redes sociais para realizar o sonho da menina de ter uma peruca. Eu me senti tão sensibilizada com a história que trabalhei e realizei esse sonho dela, de lá pra cá a ideia amadureceu, e quando eu assumi a presidência da Comissão da Mulher, vi a oportunidade de realizar esses trabalhos para empoderar e melhorar a autoestima das nossas mulheres”, disse.

Na ocasião a vereadora Mirtes Salles entregou uma peruca para a Esther, uma criança de cinco anos que tem que tem Displasia Ectodérmica, um distúrbio causado pelo desenvolvimento de tecidos derivados da ectoderme, essas alterações são manifestadas, principalmente, nos cabelos, dentes, unhas e glândulas. “Conheci a Esther em um evento que participei recentemente, me encantei por ela e fiz o convite para participar do nosso projeto, fizemos uma surpresa para ela que estava sofrendo bullying na escola pela falta de cabelo. A entrega da peruca foi um momento emocionante que marcou o início da campanha”, disse.

Para a Martha, mãe da Esther, essa peruca representa um marco na vida da pequena que agora poderá ir a escola sem medo de sofrer qualquer ofensa. “Essa doação simplesmente fará uma grande diferença na vida da minha filha, agora ela está se sentindo uma princesa, ela já era, mas conseguimos realizar o sonho dela com esse projeto da vereadora Mirtes Salles, quero aqui destacar a minha gratidão por essa realização, eu doei meu cabelo para ajudar outras mulheres que também precisam”, disse Martha.

FIOS DE VIDA

O Projeto “Fios de Vida” tem o objetivo de construir um caminho de amor, num processo de arrecadação de fios de cabelos para fabricação e doação de perucas, contribuindo para melhoria da qualidade de vida do público alvo envolvido, mostrando que a mulher pode se sentir bonita e feminina com o uso de perucas e assim resgatar sua autoestima.

Quem estiver interessado em doar cabelo pode procurar o gabinete da vereadora Mirtes Salles, na Câmara Municipal de Manaus, localizada na Av. Padre Agostinho Caballero Martin, 850 – Santo Antônio, de segunda a sexta, das 8h às 14h.


Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •