Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

O hospital de campanha municipal Gilberto Novaes, localizado no Lago Azul, zona Norte, passou por uma nova visita técnica da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), nesta sexta-feira, 29/5, pela manhã. Técnicos do órgão estadual analisaram, entre outros itens, os protocolos de segurança voltados tanto para a saúde do paciente em tratamento da Covid-19 quanto para os trabalhadores que atuam na unidade da Prefeitura de Manaus, administrada em parceria com o grupo Samel e o instituto Transire.

As visitas técnicas têm como principal objetivo garantir que os hospitais recém-construídos cumpram as normas de segurança estabelecidas pelo Ministério da Saúde e por todas as publicações internacionais, que garantem a segurança dos pacientes internados e dos profissionais. 

“Diariamente, buscamos aperfeiçoar nossos fluxos, preservar nossos profissionais da linha de frente, abrir novos leitos e devolver mais pacientes, curados, para suas casas. Mesmo sendo um hospital de campanha, somos um hospital de alta complexidade, preparado para enfrentar esse inimigo invisível, que é o novo coronavírus. As mesmas tecnologias e protocolos da rede privada de saúde são utilizadas nesta unidade, fruto de uma parceria público-privada que acumula resultados cada vez mais positivos”, avaliou Ricardo Nicolau, coordenador do hospital e diretor do grupo Samel.

A enfermeira da FVS-AM, Evelyn César, ressaltou que a visita técnica às instituições de saúde é um processo constante. No hospital de campanha, Evelyn fez um balanço positivo da inspeção, destacando que os bons resultados da gestão refletem diretamente na assistência dada aos pacientes.

“Apesar de ser um hospital muito ‘jovem’, a estrutura do hospital de campanha é bem organizada, a gestão está bem integrada, principalmente, com os setores estratégicos, como controle de infecção e a segurança do paciente. Isso faz toda a diferença no resultado na ponta da assistência”, pontuou a enfermeira.

Segundo ela, a equipe da FVS-AM verificou ainda a questão dos profissionais que estão na linha de frente dentro do hospital de campanha. A partir da visita, será elaborado um relatório técnico com apontamentos e melhoramentos que a unidade deverá seguir.  “A unidade tem evoluído positivamente, as equipes de segurança dos pacientes e controle de infecção estão melhor estruturadas e os protocolos estão sendo construídos. Todas as equipes estão treinadas para seguirem as normas de segurança, garantindo uma assistência segura”, destacou.

A diretora administrativa do hospital pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Ângela Santos, que acompanhou a equipe da FVS-AM, destacou que toda a área técnica, logística, fluxograma, procedimentos das enfermarias e UTI estão dentro dos padrões para um hospital de campanha.

“Há duas semanas, a equipe da FVS esteve aqui e esse retorno foi muito positivo. Essa foi uma visita técnica muito produtiva na qual visitamos todas as áreas do hospital, já recebemos alguns apontamentos nos quais já estamos nos adequando e vamos colocar em prática. Estamos fazendo o possível, no menor tempo, para estarmos totalmente adequados a todas as normas e regulamentações, que estão previstas pela agência nacional e vigilância sanitária”, ressaltou Ângela.

Estrutura

O hospital de campanha municipal Gilberto Novaes possui 162 leitos ativos, sendo 39 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A estrutura conta, ainda, com um tomógrafo, raios X digital móvel e um laboratório de análises clínicas, que opera 24 horas. Inaugurado em 13/4, desde então, mais de 390 pacientes vítimas da Covid-19, que receberam tratamento na unidade, foram curados.


Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •