Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

A sessão plenária desta segunda-feira (26) na Câmara Municipal de Manaus (CMM) será aberta pelo presidente da casa legislativa, Joelson Silva (PSDB), com uma novidade: o novo painel eletrônico. Bem mais moderno, seguro e com um nível de confiabilidade muito superior ao antigo, o sistema contemporâneo trará maior transparência aos trabalhos realizados em plenário, com tecnologia de última geração movida por biometria digital, que permitirá a veiculação automática das presenças dos parlamentares na Casa, dos resultados das votações no painel e no próprio portal da CMM, entre outras informações de interesse da sociedade em geral.

A substituição do equipamento velho – que funcionava há aproximadamente 14 anos e já apresentava uma série de problemas – começou a ser feita na última quarta-feira (21) pela empresa Visual Sistemas Eletrônicos Ltda., ganhadora da licitação, com o apoio da equipe de engenharia e informática da CMM.

“O Legislativo e a própria população de Manaus terão os trabalhos em plenário mais otimizados, com a automatização dos registros de presença e do voto, além da redução do tempo da sessão, com possibilidade do aumento de matérias votadas na mesma sessão. Isso é trabalho e responsabilidade”, destacou Joelson Silva.

Entre os benefícios do painel eletrônico de votação estão o aumento da produtividade e maior agilidade, total transparência e maior visibilidade, modernização das sessões e eventos, identificação biométrica e controle do tempo de tribuna.

Como problemas apresentados pelo antigo equipamento, sobressaíam-se os constantes travamentos de sistema; teclas e visor já quase invisíveis, o que dificultam a visualização da ação realizada pelos parlamentares; componentes em estado de oxidação e lâmpadas de LED queimadas, que exibem o nome incompleto de alguns vereadores.

Altíssima qualidade

O novo sistema poderá ser visto ainda em sessões solenes, pois o painel vídeo wall também é utilizado como um grande telão com altíssima qualidade.

O projeto também prevê todo o aparato necessário para o bom andamento das sessões plenárias, como o módulo gerenciador de vídeo, que permite utilizar com máxima eficiência o painel vídeo wall.

Digitais

A tecnologia de biometria de palma facilitará a vida dos parlamentares com eventuais problemas nas digitais, assim como nos seguintes itens: módulo de protocolização para celeridade no processo de protocolo de documentos; recurso de corte automático de microfones para controle nos tempos de fala dos parlamentares; terminais para consultas à base histórica das sessões e votações, permitindo eficiência no trabalho do back office da mesa diretora.

Investimento

O investimento para a implantação do novo painel eletrônico é de R$ 630 mil, conforme publicação no Diário Oficial da CMM, do dia 5 de junho deste ano.

Atuando há mais de 30 anos no mercado, a Visual Sistemas Eletrônicos Ltda. é uma empresa 100% brasileira e nasceu com o objetivo de desenvolver e fabricar painéis eletrônicos para publicidade em todo o Brasil, com sistemas e soluções para o segmento legislativo.


Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •