Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Os comerciantes da Rua Marechal Deodoro e Avenida Eduardo Ribeiro, no Centro, vão contar, a partir da próxima segunda-feira, 7, com uma coleta de lixo diferenciada. O novo sistema está em processo de implantação pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Limpeza e Serviços Públicos (Semulsp) e Secretaria Municipal do Centro – (Semc).

O trabalho começa nesta quarta-feira, 2, com equipes da Semulsp, que atuarão de porta em porta para conversar com todos os lojistas a respeito do projeto, que irá recolher, de forma diferenciada, todo o lixo produzido pelos estabelecimentos comerciais dessas vias, diariamente. Os horários de coleta também serão repassados aos lojistas, para que eles se programem e passem a ser parceiros do projeto.

O secretário da Semulsp, Paulo Faria, explicou que as equipes da secretaria estarão acompanhando todo o processo nos primeiros dias de coleta, até que o projeto esteja consolidado.

Os veículos

A Prefeitura de Manaus adquiriu dois carros adaptados para fazerem coleta diferenciada. Os veículos são menores que as caçambas usadas diariamente para a coleta do lixo na cidade e, por esse motivo, terão maior facilidade em percorrer, várias vezes por dia, o centro comercial de Manaus. Um dos veículos vai fazer a coleta do lixo orgânico e despejar o conteúdo nos containers instalados na Feira da Banana, onde será lavado e retornará no próximo horário programado. O outro carro fará a coleta do lixo reciclável e vai descarregar na Cooperativa Aliança, instalada na Rua Frei José dos Inocentes, Centro.

Horários de coleta

Os lojistas precisam estar atentos aos horários de coleta do lixo, definidos em reunião entre representantes da Semc, Semulsp, Associação Comercial (ACA) e Sindicato dos Vendedores Ambulantes (Sincovan). São eles: Lixo Orgânico às 10h, 14h, 17h e 19h e lixo reciclável às 10h, 14h, 16h, 18h e 19h.

O secretário da Semc, Glauco Luzeiro, destacou a importância da adesão dos lojistas ao projeto. “É importante que todo lojista, formal ou informal, compre a ideia e se torne um parceiro do projeto, separando o lixo orgânico do reciclável e só colocando o material nas portas das lojas, nos horários estabelecidos. Precisamos acabar com aquelas montanhas de lixo que se formam, principalmente, em dois pontos considerados complexos, hoje, que são os pontos das lojas Marisa e Asya Fashion, onde todos os comerciantes das proximidades despejam o seu lixo sem o devido cuidado”.

O projeto começa em fase experimental e, durante 15 dias, deverá sofrer os ajustes necessários para funcionar conforme o planejado. A partir daí, será ampliado para as demais ruas do centro comercial e, em uma terceira fase, expandido para todo o centro da cidade. Neste momento, novos carros também serão adquiridos para darem maior agilidade ao trabalho.

Apoio

O projeto possui o apoio do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans), que vai intervir nos pontos onde há estacionamento irregular de veículos e que podem atrapalhar a passagem dos carros coletores. Esses pontos já estão sendo mapeados e, em um primeiro momento, será feito um trabalho de informação e conscientização. Posteriormente, em casos de reincidência, os veículos poderão ser multados e até guinchados.

O novo sistema de coleta de lixo na área é mais uma etapa do processo de reordenamento e requalificação do Centro, iniciado pelo prefeito Arthur Virgílio Neto.


Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •