Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Diante de um cenário tão difícil como o nosso, onde já se contabilizam mais de 35 mil mortos pelo Covid-19 no país, como não ser afetado por essa realidade? Como devemos agir diante de tudo isso? Que sentimentos devem prevalecer em nossa vida? A felicidade é um bem possível? Será que podemos ser felizes diante dessa pandemia? O que devemos fazer para sermos felizes?

Para o filósofo grego Epicuro, em sua Carta a Meneceu (Sobre a Felicidade), os caminhos para a felicidade são dois: a saúde do corpo e a serenidade do espírito. Diz ele: “Assim como opta pela comida mais saborosa e não pela mais abundante, do mesmo modo ele colhe os doces frutos de um tempo bem vivido, ainda que breve”.

Ainda sobre à felicidade, ensina o filósofo: “Consideremos também que, dentre os desejos, há os que são naturais e os que são inúteis; dentre os naturais, há uns que são necessários e outros, apenas naturais; dentre os necessários, há alguns que são fundamentais para a felicidade, outros, para o bem-estar corporal, outros, ainda, para a própria vida”.

Já para o Papa Francisco, “Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver a vida, apesar de todos os desafios, incompreensões, períodos de crise. Ser feliz não é uma fatalidade do destino, mas uma conquista para aqueles que conseguem viajar para dentro de si mesmo”.

Assim, para o líder mundial da Igreja Católica, “Ser feliz é parar de sentir-se vítima dos problemas e se tornar autor da própria história. É atravessar desertos fora de si, mas conseguir achar um oásis no fundo da nossa alma. É agradecer a Deus por cada manhã, pelo milagre da vida”.

Aqui em terras tupiniquins o cantor e compositor Daniel em sua música Pra Ser Feliz, afirma que: “Às vezes é mais fácil reclamar da sorte Do que na adversidade ser mais forte Querer subir sem batalhar Pedir carinho sem se dar, sem olhar do lado”.

E continua: “Já imaginou de onde vem a luz de um cego Já cogitou descer de cima do seu ego Tem tanta gente por aí na exclusão E ainda sorri, tenho me perguntado Pra ser feliz Do que é que o ser humano necessita O que é que faz a vida ser bonita A resposta onde é que está escrita”.

Seja na filosofia com Epicuro, na religião com o Papa Francisco, na música com o cantor e compositor Daniel, nas artes em geral, na literatura, na poesia ou na dança, à felicidade humana parece ser a simplicidade nos gestos, a verdade na comunicação, o pensamento positivo, o trato cordial com as pessoas.

Por fim, esses autores nos ensinam que para sermos felizes só precisamos do que é estritamente necessário: amar as pessoas que nos amam, nunca desistir dos nossos sonhos, sair de cima do nosso ego, deixar o outro passar, utilizar a dor para lapidar o prazer, respeitar as opiniões adversas, viver em paz.

Luís Lemos

Filósofo, professor universitário e palestrante. Autor dos livros: O primeiro olhar – A filosofia em contos amazônicos (2011), O homem religioso – A jornada do ser humano em busca de Deus (2016); Jesus e Ajuricaba na Terra das Amazonas: Histórias do Universo Amazônico (2019). E-mail: [email protected]


Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •