Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

A Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), com a parceria da Associação Brasileira de Bares de Restaurantes – Seccional Amazonas (Abrasel), realiza a partir desta quarta-feira (28.05), no Tropical Resort Manaus, às 19h, a competição ‘Craques da Gastromia’, uma deliciosa e divertida disputa na qual entrarão em campo os pratos típicos dos oito países que jogarão em Manaus durante a primeira fase da Copa do Mundo de 2014.

Segundo a presidente da Amazonastur, Oreni Braga, o evento é mais uma forma de cativar o turista, unindo as belezas naturais e os sabores da região. “Essa disputa é muito interessante e propicia para esse momento, já que o ato de comer une e prende as pessoas. Aliado aos nossos temperos e jeitinho caboclo, sem sombra de dúvidas, os Craques da Gastronomia marcarão um gol”.

A presidente ainda comenta que o turista que vier ao Amazonas, durante a Copa, vai comer seu prato típico com um toque diferente. “Os pratos vão ajudar a fazer o aquecimento enquanto os torcedores aguardam o início da Copa. O bom é que o visitante estrangeiro encontrará a sua comida típica aqui, no nosso estado, mas com o tempero e gosto dos amazônidas”, concluiu Oreni.

Para a presidente da Abrasel-Am, Janete Fernandes, a parceria com o Governo do Estado impulsiona o evento e projeta o potencial gastronômico da região. "Ser parceira da Amazonastur nesse projeto é motivo de comemoração para o segmento de gastronomia no nosso Estado. Além de ser uma ação que estimula a criatividade dos nossos Chefs, sobretudo, divulga nossa culinária para o mundo".

Competição

Nesta primeira edição, a Itália, Croácia, Estados Unidos, Inglaterra, Camarões, Portugal, Suíça e Honduras, serão os países homenageados, já que todos estarão se enfrentando, em Manaus, durante a Copa do Mundo.

O ponto principal serão as disputas de receitas inéditas, que vão escolher o prato do jogo gastronômico. Para isso, o desafio será o uso de ingredientes amazônicos para preparar pratos alusivos à Copa do Mundo com as especiarias de seus respectivos países.

Os Craques da Gastronomia funcionará da seguinte maneira: O chef, que será representado pelo goleiro, ficará na frente da trave em uma bancada preparando o seu prato. Os jogadores vão estar no campo posicionado, em dez mesas de cada lado, sendo os degustadores e julgadores dos pratos, dez mesas de cada lado. Os chefs prepararão os pratos e os garçons (juízes e bandeirinhas) servirão, no final, vencerá o time que mais agradar o paladar, ou seja, o faz o gol.

A competição tem como objetivo gerar uma disputa internacional entre chefes da gastronomia, criando grande debate com empresários sobre os principais temas do setor, como, empreendedorismo, gestão, marketing e a gastronomia do lugar.

"Jogos" – A disputa do primeiro dia de competição será entre Itália (Requinte Pães e Tortas – Lasagna de Picanha a moda Requinte) X Inglaterra (Shin Suzuran – Fish and Chips), depois, Croácia (Zefinha Bistrô – Brodet: Guisado de Peixe ) X Camarões (Tambaqui de Banda: Ndolé Caboclo).

Na quinta-feira (29), se enfrentarão Portugal (Sabor A Mi Sabor A Mi – Pirarucu de Todos) X Estados Unidos (Phd da Culinária: Peixe Texano ao Molho Barbecue), em seguida, Suíça (Brioche Casas de Delícias: Batata Suíça à Moda Brioche) X Honduras (Taboo Sushi & Dinning Club)

“Pratos”

Lasagna de Picanha, Brodet de Peixe, Peixe Texano, Batata Suiça, Fish and Chips, Pirarucu de Todos e Ndolé Caboclo são algumas das delícias que concorrem ao Craques da Gastronomia.

Os chefes vão preparar os pratos numa bancada dentro da trave que será uma espécie de cozinha e os garçons (juízes e bandeirinhas) servem, vencerá o time que mais agradar o paladar, ou seja faz o gol.

Promoção Turística

Além de competição gastronômica, a Amazonastur e a Abrasel vão fazer a entrega da cartilha de idiomas para atendimento ao turista em inglês e espanhol, o lançamento do Guia de gastronomia da Abrasel para smartphone (para Android e IOs) e ação de divulgação do aplicativo em Qrcode do guia de turismo para rede hoteleira, agências de viagens e associações de taxistas.

Restaurantes participantes escalados: Requinte Pães & Tortas, Shin Suzuran, Zefinha Bistrô, Sabor A Mi, Tambaqui de Banda, Ph.D da Culinária, Brioche Casas de Delícias e Taboo Sushi & Dinning Club.


Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •