Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

A pandemia de Coronavírus tem afetado toda a sociedade, impondo alterações em nossas rotinas e estilo de vida. Na educação, por exemplo, as escolas ainda estão fechadas e o debate envolvendo o retorno dos alunos parece longe de um desfecho. Jovens do ensino médio permaneceram sem conhecer as datas das provas do Enem até a primeira semana de julho. Esse cenário levou a plataforma de ensino online Explicaê a fazer uma pesquisa entre seus estudantes para saber o real impacto do isolamento social em suas vidas.

Segundo o estudo, 64,4% vem cumprindo as regras, saindo de casa apenas para o necessário. Do total de jovens ouvidos, 70% afirmou que o rendimento nos estudos foi afetado negativamente. Na mesma proporção, houve mudança no tempo dedicado a leituras e exercícios. Um percentual um pouco menor, 60% sentiu alterações no padrão de sono, o que impacta diretamente na preparação para as provas e demais vestibulares, previstos para o fim do ano e início de 2021.

“A realidade realmente mudou para muita gente, resultando em alterações significativas no dia a dia. Porém, com essa avaliação, também percebemos que os alunos estão conscientes das suas dificuldades emocionais. Sem dúvida, é um resultado que se deve levar em consideração, pois estar consciente sobre seu emocional é um bom caminho para conseguir se adaptar. Penso que, como solução, você pode aprender a lidar melhor com seu tempo de estudo e criar estratégias para melhorar o seu rendimento”, afirma Bruno Oliveira, fundador e COO do Explicaê.

O levantamento mostra ainda que 55% alegaram que a pandemia impactou a relação com os professores, especialmente, no momento de esclarecer dúvidas de exercícios. A maioria dos jovens ouvidos na pesquisa, 86,5%, revelou que mantém em casa um espaço para estudar e avalia esse ambiente de forma positiva.

Outras observações do estudo: 30% dos entrevistados perceberam alteração na motivação para estudar. Apenas 20% reconhece que mudou os planos envolvendo a profissão e a carreira, em razão das mudanças econômicas e sociais geradas pela pandemia.

A pesquisa O impacto do isolamento social no ensino foi feita no mês de julho, com uma amostra 300 estudantes do Explicaê de vários estados do Brasil. “Essa amostra não percebeu modificação na relação familiar decorrente do isolamento e não se sente distante de amigos. Isso indica que os contatos sociais são mantidos virtualmente e existe rede de apoio e confiança”, completa Oliveira.

Sobre o Explicaê

Explicaê é uma startup de Educação, com apenas quatro anos de fundação, que está contribuindo no processo de transição para o ensino mediado por tecnologia no país. Atualmente, funciona como um curso preparatório para vestibulares e ENEM, mas com um conteúdo completo do Ensino Médio para quem também deseja tirar dúvidas, fazer reforço e se preparar para as provas escolares. A plataforma digital atua de forma individualizada e personalizada para os alunos na monitoria de dúvidas, resolução de exercícios e correções comentadas de redação, além de todo o conteúdo do Ensino Médio. Possui material pedagógico 100% autoral, de todos os assuntos e das quatorze matérias exigidas pelo MEC, além de aulas de Atualidades e Desenvolvimento Emocional.


Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •