Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

A preocupação com a saúde dos servidores está entre as prioridades da Procuradoria Geral do Estado (PGE-AM). Com o retorno gradual das atividades e do atendimento presencial, a PGE-AM adotou uma série de medidas para garantir a segurança de todos, entre elas, a realização, na última sexta-feira (07/08), de uma ação de testagem rápida para Covid-19 e a distribuição de máscaras no órgão.  

A iniciativa é fruto de uma parceria entre a PGE-AM e a Associação dos Procuradores do Estado do Amazonas (Apeam), a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) e a Secretaria de Estado de Saúde (Susam). Neste primeiro momento, a ação foi direcionada para os servidores enquadrados no chamado grupo de risco e para os que estão lotados nos setores que atuam diretamente com o atendimento ao público, como a Coordenadoria de Parcelamento da Dívida Ativa do órgão.   

De acordo com a Coordenadoria Administrativa e Financeira (CAF) da PGE-AM, a Susam disponibilizou 100 exames, de um total de 360 unidades que foi solicitada para atender, nesse primeiro momento, os servidores pertencentes ao grupo de risco e os funcionários da Coordenadoria de Parcelamento da Dívida Ativa, que lidam diretamente com público. Posteriormente, todos os funcionários irão fazer o teste, incluindo residentes e estagiários, segundo explicou a CAF da PGE-AM.  

Retorno seguro – Por sua vez, o presidente da Associação dos Procuradores do Estado do Amazonas (Apeam), Aldenor de Souza Rabelo, destacou a importância da doação das máscaras de proteção para os servidores da PGE-AM. “A iniciativa da Apeam é a concretização do projeto para dar suporte ao pleno funcionamento da Procuradoria Geral do Estado, permitindo um retorno mais seguro e em conformidade com as normas vigentes”, disse.  

Prevenção – Para a especialista em Prevenção e Controle de Infecção em Serviços de Saúde da Vigilância em Saúde (FVS), Raimunda de Jesus Almeida Maciel, embora as medidas de distanciamento e utilização de equipamentos de proteção individual constituem importantes métodos de prevenção da Covid-19, mesmo assim, o teste se faz necessário. “O teste é importante, pois identifica se algum servidor possui a doença e, caso aconteça, é preciso adotar todos os procedimentos, para evitar a proliferação do vírus”, ressaltou a especialista.  

Avaliação – A ação de testagem para a Covid-19 começou por volta das 9h da manhã, na sede da própria PGE-AM, na zona sul de Manaus. A primeira servidora a fazer o teste foi a secretária da Coordenadoria de Pesquisa Jurídica da PGE-AM, Jaciquara Tavares Edwards, 58 anos. Ela ficou feliz, pois o resultado deu negativo. “Sou diabética e tive um câncer renal, e esse resultado trouxe mais tranquilidade”, revelou.   

A assistente administrativa da Coordenadoria de Precatórios da PGE-AM, Maria do Socorro Pires Moura, 63 anos, destacou a importância da valorização do servidor público. “É bom saber que trabalhamos em um órgão que se preocupa com a saúde dos funcionários. Sou diabética e não tenho condições de pagar por um teste particular. Essa iniciativa é de extrema importância para nós”, disse.   

Por sua vez, o agente de Manutenção, Jorge Souza Sales, 60 anos, também avaliou a ação de forma positiva. “Pertenço ao grupo de risco e precisava fazer esse teste, pois sou hipertenso. Esse teste vai servir para tirar minhas dúvidas e para que eu continue tomando todos os cuidados necessários”, salientou.   

Atividade presencial – A testagem rápida para a Covid-19 e a distribuição de máscaras ocorrem num momento em que a PGE-AM retoma suas atividades presenciais, inclusive o atendimento ao público, de forma gradual e segura. Nesta segunda-feira (10/08), a PGE-AM retomou o atendimento – que havia sido substituídos pelos meios eletrônicos durante a pandemia -, para os contribuintes interessados em negociar de forma presencial os débitos inscritos na dívida ativa.   

Para a assessora da Coordenadoria de Parcelamento da Dívida Ativa, Andreza Progênio, 41 anos, que atua diretamente com o público, o teste para a Covid-19 é importante para diagnosticar a situação da saúde dos servidores. “Trabalhamos diretamente com o público, de forma presencial. O teste vai identificar se todos os funcionários do setor estão com saúde, pois, a partir de segunda-feira (10/08), retornaremos o atendimento presencial e precisamos estar conscientes se estamos aptos a atender os contribuintes”, destacou.   

Estagiários – Ainda nesta sexta-feira, durante a ação, o Centro de Estudos Jurídicos (Cejur) da PGE-AM, também, realizou a doação de máscaras de proteção aos estagiários do órgão. A entrega do item de segurança foi realizada mediante hora agendada para cada estagiário, explicou Aretuza Ribeiro, que atua no Cejur.


Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •