Foto: Robervaldo Rocha / CMM
Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Estabelecido desde 2003, esse dia é voltado para fornecer empenho e ações mundiais para evitar suicídios com diversas atividades em todo mundo desde 2003. Setembro é o mês escolhido para a prevenção ao suicídio.

De acordo com a Organização Mundial das Nações Unidas (OMS), a cada 40 segundos, uma pessoa tira sua própria vida por conta da depressão. A doença afeta mais mulheres do que homens e, no pior dos casos, pode levar ao suicídio, considerado a segunda causa de morte de pessoas entre 15 e 29 anos.

Em Manaus, foram 54 mortes por suicídio no primeiro semestre de 2019 (jan- jun). Dez a mais que no mesmo período no ano passado. Em 2018, no total, 92 pessoas morreram por essas causas. Os dados são da Secretaria de Segurança Pública (SSP/AM) com informações do Instituto Médico Legal (IML) e do Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp).

O Projeto de Lei n° 263/2019 de propositura do Vereador Fred Mota (PL) visa diminuir esse índice preocupante através da implantação de ações a depressão em adolescentes nas escolas. Os educadores podem participar de curso de formação ou requalificação sobre o tema, além de parcerias com instituições públicas ou privadas pra promover ações como palestras, workshops e outros instrumentos de capacitação.

“Em Manaus nós temos um índice muito alarmante. A maioria dos suicídios é de jovens que passam por algum desespero, terminam com a namorada, tem uma desilusão, algum pensamento ou projeto que não foi concluído, por exemplo, e chegam a essa ação”, comenta o vereador Fred Mota.

Para o parlamentar, com uma semana voltada a essa temática é possível combater a doença através da informação.

“Será uma semana de palestras, de conversas, de, talvez, levar as mães dessas pessoas que cometeram suicídio (e que são ativas na causa) para orientar os jovens. É preciso dar o direcionamento correto para que eles não busquem o suicídio, pois existem fórmulas para isso não acontecer e soluções para os problemas”, frisa o vereador.

Conforme o PL cabe às instituições escolares a inclusão das famílias no debate. A execução desta Lei não gerará despesas extras sendo utilizado o próprio orçamento destinado a Secretaria Municipal de Educação (Semed). “Será um Projeto enxuto sem nenhum ônus para o Executivo Municipal”, explica o vereador Fred Mota.

Deliberação

O Projeto de Lei nº 263/2019 foi deliberado na manhã desta terça-feira pelos vereadores da Camara Municipal de Manaus (CMM) e irá para a avaliação da 2ª Comissão de Constituição, Justiça e Redação.

Setembro Amarelo

Segundo dados da Organização Mundial das Nações Unidas (OMS), a depressão é uma enfermidade frequente em todo o mundo e calcula-se que afeta mais de 300 milhões de pessoas. A doença difere-se das variações de humor habituais de estado de animo e das respostas emocionais aos problemas que a vida cotidiana apresenta.
As maiores vítimas da doença possuem faixa etária entre 15 e 29 anos e é considerada pela OMS como o “mal do século”. De acordo com a Organização Mundial das Nações Unidas (OMS), a cada 40 segundos, uma pessoa tira sua própria vida por conta da depressão.


Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •