Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Você provavelmente já ouviu inúmeras vezes que fazer exercícios regularmente é “bom para a saúde”. Mas você sabia que, no fundo, os exercícios também podem ajudá-lo a se sentir bem? Fazer a quantidade certa de atividade física pode aumentar seu nível de energia e até ajudá-lo a melhorar o seu humor.

É por isso que, neste artigo, falaremos sobre os motivos para você começar a se mover e a se sentir melhor. A seguir, conheça 5 vantagens de fazer exercícios regularmente. Se você se dedicar pelo menos 30 minutos por dia, três dias por semana, vai notar a diferença.

Por que é importante fazer exercícios regularmente?

Manter um estilo de vida saudável com uma dieta equilibrada e a prática regular de exercícios ajuda a manter uma boa saúde e a prevenir doenças. Você precisa de outro motivo para começar?

A atividade física se adapta a qualquer idade, pode ser iniciada independentemente do nível físico de cada um e proporciona bem-estar geral desde o primeiro dia. Os benefícios para a saúde física e mental de crianças, adolescentes, adultos e idosos foram extensivamente pesquisados ​​e testados.

Recomendações mundiais sobre a atividade física para a saúde

A Organização Mundial da Saúde (OMS) desenvolveu as “Recomendações Mundiais sobre Atividade Física para a Saúde” com o objetivo geral de fornecer aos formuladores de políticas orientações sobre o papel da atividade física na prevenção de doenças físicas não transmissíveis.

As recomendações neste documento distinguem três grupos etários: 5-17 anos, 18-64 anos e mais de 65 anos. Se você quiser saber mais sobre essas recomendações, siga este link: Recomendações mundiais sobre atividade física para a saúde.

5 razões para fazer exercícios regularmente

Se você acha que ainda não tem motivos suficientes para começar a fazer exercícios, destacaremos cinco dos principais benefícios dessa prática a seguir:

1. Melhora a saúde geral

Fazer exercícios regularmente pode ajudar a reduzir as chances de vir a sofrer de muitas doenças: diabetes, osteoporose, câncer, etc. Assim, temos em nossas mãos uma ferramenta essencial de prevenção para a nossa saúde.

Lembre-se de que prevenir sempre é melhor do que remediar.

2. O exercício melhora a idade funcional

O exercício mede a capacidade de uma pessoa de funcionar efetivamente no ambiente ao seu redor, onde a força e outras habilidades físicas têm muita importância.

Todos conhecemos alguém com 50 anos com um nível físico melhor do que muitos de 30, pessoas que correm maratonas com mais de 75 anos e outras que são dependentes dos mais jovens para realizar suas tarefas diárias.

A saúde de uma pessoa idosa deve ser medida em termos de funcionalidade, e não de doença. A prática de atividade física está associada à diminuição do risco de várias doenças crônicas relacionadas ao envelhecimento.

3. Melhora a sensação de bem-estar

O humor daqueles que praticam esportes com frequência é muito mais positivo, porque há um importante efeito ansiolítico em todos que praticam atividade física de intensidade moderada.

Diferentes estudos demonstraram que fazer exercícios ajuda a reduzir o estresse e a melhorar o humor. Isso acontece devido a variáveis ​​biológicas, como a liberação de endorfinas, que ocorre durante a prática. As endorfinas são conhecidas como hormônios da felicidade.

4. Aumenta sua capacidade mental

Você vai ver que é capaz de fazer mais coisas do que pensava, de se superar e se dedicar ao exercício cada vez mais. Essa força, que a princípio parece apenas física, é muito influenciada pela mente.

A pessoa bem-sucedida na prática de um esporte é uma pessoa que tem uma mente treinada para o sacrifício, para permanecer firme em uma decisão, para lutar mesmo quando parece que não há mais força.

E se você puder fazer tudo isso enquanto se exercita, imagine o que você poderá fazer fora da academia. A atividade física favorece a concentração em geral e ajuda a ter mais comprometimento consigo mesmo.

5. O exercício físico também pode ajudá-lo a ter uma aparência melhor

As pessoas que se exercitam queimam mais calorias e têm corpos mais tonificados do que as sedentárias. Como o exercício melhora o processo de oxigenação celular, serve como complemento para retardar o aparecimento de sinais de envelhecimento. Além disso, o exercício físico pode ajudar a manter o corpo com um peso saudável.

Com todos esses benefícios, não há outra opção senão recomendar que todos se exercitem regularmente. Tanto o treinamento cardiovascular quanto o treinamento de força fornecerão inúmeras melhorias nos campos da saúde física e mental. (Portal R7)


Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •