Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Estarão abertas a partir desta quinta-feira, 17, as inscrições para o 2° Curso de Capacitação em Educação Física Adaptada. Os interessados podem se dirigir ao Complexo Municipal de Educação Especial André Vidal de Araújo, sala 3 (coordenação dos jogos adaptados), localizado na rua da Penetração, s/nº, Parque Dez de Novembro, Vila Amazonas, zona Centro-Sul, das 7h30 às 11h e das 13h30 às 17h.As inscrições podem ser feitas até o dia 28 de julho para o preenchimento de 300 vagas.

O curso é realizado pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), e ocorrerá de 4 a 8 de agosto como uma das ações do projeto Jogos Adaptados André Vidal de Araújo (Jaavas). O objetivo é formar profissionais preparados para enfrentar os desafios de educar crianças com deficiências por meio do esporte adaptado. A qualificação será destinada a 300 professores de Educação Física, assim como professores que trabalham nas salas de recursos de alunos inclusos na rede de ensino.

Os professores de Educação Física, que trabalham com a educação inclusa, participarão dos cursos de basquetebol em cadeiras de rodas, voleibol sentado, atletismo e bocha. Já os educadores da Semed terão dois cursos específicos: jogos recreativos adaptados e golbol.

O primeiro curso, realizado em fevereiro deste ano, contou com a participação de 65 profissionais de educação física. Com a parceria entre a Semed e o Comitê Paralímpico Brasileiro (CBP), o número de inscrições passou para 300 vagas, devido ao sucesso alcançado da primeira edição realizada em Manaus.

“Nós convidamos todos os interessados a participarem do curso porque são 300 vagas disponíveis. É um momento especial, pois vamos poder aprender com o Comitê Paralímpico Brasileiro sobre como trabalhar um pouco mais com as pessoas com deficiência.”, comentou a coordenadora do Jaavas, Shirley Amaral, responsável pelo curso.

“Nós entramos em contato com o CPB, por meio da professora Rosicler Ravache, que veio no primeiro curso. O professor de educação física tem de conhecer um pouco mais sobre o esporte adaptado, a pessoa com deficiência. Essa foi uma necessidade, que encontramos nos assessoramentos que realizamos na rede”, concluiu.

No ato da inscrição, é necessário que o educador apresente o contracheque, número da matrícula e carteira de identidade. Outras informações podem ser obtidas pelos números 3216-7083 ou 9350-1847 (Shirley Amaral).

Palestrantes

O curso será ministrado por profissionais capacitados, pertencentes ao Comitê Paralímpico Brasileiro. Um dos palestrantes será o professor e Doutor Alberto Martins da Costa, coordenador geral da Academia Paralímpica Brasileira, responsável pela parte do curso no primeiro dia e aspectos gerais da classificação funcional. A professora Dra. Rosicler Ravache, técnica de atletismo e coordenadora dos cursos de formação de atletismo paraolímpico do CPB e o presidente da Confederação Brasileira de Volei Paralímpico, Amaury Ribeiro, com a modalidade de vôlei sentado, também estarão presentes no curso além de outros profissionais.


Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •