Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

A Prefeitura de Manaus entregou na noite da terça-feira, 12/11, o 9º parque da Juventude em área verde, localizado no conjunto Jardim Primavera, no Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul. Assim como os demais parques já entregues, esse conta com pista de caminhada, academia ao ar livre, parquinho infantil, iluminação a LED, paisagismo, lixeiras, além de quadras poliesportivas e de areia, resgatando o prazer dos moradores em frequentar o local, antes utilizado como lixeira viciada e para a prática de delitos.

As obras fazem parte do Programa de Infraestrutura Urbana e Ambiental de Manaus, desenvolvido pela Unidade Executora de Projetos da Secretaria Municipal de Infraestrutura (UEP Seminf), em parceria com as secretarias municipais de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e Parcerias e Projetos Estratégicos (Semppe).

“Esse parque tem todo um trabalho de conscientização ambiental. Tem sido um esforço constante do prefeito Arthur Neto em resgatar essas áreas que estavam abandonadas e transformá-las em um ambiente de lazer para a comunidade. E é um trabalho integrado entre várias secretarias e com o toque de arborização e paisagismo coordenado pela primeira-dama Elisabeth Valeiko Ribeiro”, ressaltou a titular da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), Conceição Sampaio.

O parque da Juventude do Jardim Primavera engloba a área denominada como de recreação e institucional do conjunto, localizando-se entre as ruas 8 e 4. Assim como o parque do conjunto Colina do Aleixo, inaugurado pelo prefeito Arthur Virgílio Neto no dia 30/10, e está localizado no entorno do Corredor Ecológico Urbano do Igarapé do Mindu.

Ao todo, as obras do Corredor Ecológico do Mindu englobam os conjuntos Colina do Aleixo, Vilar Câmara, Tiradentes, Petros e Jardim Primavera. Os recursos – da ordem de R$ 323,8 mil – são oriundos do antigo Ministério das Cidades, com financiamento da Caixa Econômica Federal.

A proposta dos parques, além de requalificação do uso de áreas verdes municipais, é criar espaços para atividades de recreação em contato com a natureza a diferentes públicos (crianças, jovens, adultos e idosos), envolvendo a população no respeito e processos de recuperação e proteção ambiental, com uso responsável de sua infraestrutura de recreação. Outros seis parques da Juventude já estão programados para serem entregues à população em breve.

O secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Antônio Nelson de Oliveira Júnior, destaca que os projetos atendem às demandas sociais antigas das comunidades, que sempre tiveram uma postura proativa em relação à defesa das áreas verdes. “No caso do Jardim Primavera, a situação era emblemática, com empreendimentos instalados irregularmente no local e muito lixo acumulado”, observou.

A superintendente da Seminf, Maísa Guedes, destacou que o local era um espaço ocioso e que, agora, com atuação da Prefeitura de Manaus, foi possível resgatar e transformar o local em um ambiente para as famílias. “Ao longo dessa gestão do prefeito Arthur Neto, estamos empenhados em requalificar cada vez mais os espaços públicos. Nesta praça tomamos cuidados, principalmente, com a questão da acessibilidade, pois toda nossa estrutura terá acesso para Pessoa com Deficiência (PcD), e também teremos vagas para pessoas com autismo e idosos”, informou.

Gestão sustentável

Os parques da Juventude em área verde se constituem em uma estratégia de gestão sustentável de áreas protegidas. Desde 2015, a Prefeitura de Manaus vem devolvendo à cidade as áreas verdes de conjuntos habitacionais, implantando os parques em trechos degradados, aproximando a população desses espaços protegidos, seja com recursos de compensação ambiental ou federais.

Os demais parques da Juventude entregues pelo prefeito Arthur Neto estão localizados no Campo Dourado, na Cidade Nova; loteamento Nascentes das Águas Claras (1 e 2), no Novo Aleixo; Titio Barbosa, no conjunto Castelo Branco 2, no Parque 10 de Novembro; Rio Xingu, na Compensa; Flamanal, bairro Planalto; Subtenentes e Sargentos, bairro Flores, e Colina do Aleixo, no São José. Em breve estarão sendo inaugurados os parques da Juventude nos conjuntos Hileia 2, Redenção; Monte Sinai, Cidade Nova; Núcleo 15, Cidade Nova; conjunto Lula, Zumbi; e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Cidade Nova.


Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •