Recebimento de doações da empresa Águas de Manaus. Foto: Karla Vieira/ Manaus Solidária
Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

As demonstrações de responsabilidade social, em meio à pandemia da Covid-19, continuam a chegar ao estacionamento da Prefeitura de Manaus, no bairro Compensa, zona Oeste, por meio da campanha #ManausSolidária. Nesta quinta-feira, 28/5, a empresa Águas de Manaus, concessionária de abastecimento na cidade, doou ao município 33 mil Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), que serão encaminhados aos profissionais que estão na linha de frente no combate ao novo coronavírus.

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, e a presidente do Fundo Manaus Solidária, a primeira-dama Elisabeth Valeiko Ribeiro, agradeceram as doações entregues pelo diretor-executivo da concessionária de abastecimento, Luiz Couto. O prefeito destacou que a Águas de Manaus tem sido um importante parceiro no enfrentamento ao novo coronavírus.

“Neste momento delicado de pandemia, a solidariedade tem dado o tom nas atitudes de parceiros como a Águas de Manaus. Fico feliz em ver que as empresas e a sociedade civil têm colaborado tanto com nossos profissionais de saúde quanto com as pessoas que mais precisam. Esses EPIs vão ser fundamentais para protegermos do coronavírus as pessoas que estão na linha de frente, lidando diretamente com paciente ou com o público. Fico muito grato com todo tipo de ajuda”, afirmou o prefeito.

Recebimento de doações da empresa Águas de Manaus. Foto: Karla Vieira/ Manaus Solidária

A presidente do Fundo Manaus Solidária, Elisabeth Valeiko Ribeiro, agradeceu também pela união de esforços no combate à pandemia e lembrou da parceria da empresa com a prefeitura na instalação de pias públicas, destinadas às pessoas em situação de rua, principalmente, em 14 pontos da cidade. A primeira-dama também preside a Comissão de Paisagismo e Urbanismo de Manaus, uma das idealizadoras do projeto já concluído na capital.

“A empresa tem sido uma importante parceira no enfrentamento à pandemia. Foi assim com a instalação das 14 pias públicas, destinadas a pessoas em situação de rua, e agora nos contempla com esses EPIs, que serão entregues aos profissionais de saúde do hospital de campanha Gilberto Novaes e também para os servidores municipais que estão na linha de frente no combate a esse vírus. Algumas instituições parceiras e pessoas que frequentam as cozinhas comunitárias do município também receberão”, destacou a primeira-dama Elisabeth Valeiko.

A concessionária Águas de Manaus repassou ao município, no drive-thru solidário montado no estacionamento da prefeitura, na avenida Brasil, 2,5 mil aventais descartáveis com mangas longas; 10 mil caixas de luvas cirúrgicas descartáveis; seis mil caixas com máscaras cirúrgicas descartáveis e 2,5 mil máscaras de proteção modelo N95, material e 12 mil copos de água que será destinado aos profissionais de saúde, principalmente, como médicos e enfermeiros.

Conforme o diretor-executivo da Águas de Manaus, Luiz Couto, esta é mais uma iniciativa, dentre outras, que estão sendo colocadas em prática durante esse período de pandemia. “Hoje estamos doando 33 mil itens, mas o grupo como um todo tem feito diversas doações. Entendemos que o município precisava de um reforço nos equipamentos de segurança, porque há um consumo muito grande, então fizemos a compra e estamos repassando ao Fundo Manaus Solidária, para que possa equipar o hospital de campanha e tantos outros profissionais que estão na linha de frente”, afirmou.

O diretor-presidente da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman), Fábio Alho, também participou da entrega dos EPIs e ressaltou que a concessionária possui investimentos robustos na cidade de Manaus e não poderia se furtar em participar dessa ação solidária e ajudar a cidade a ter uma melhor convivência e segurança durante a pandemia.

“Essa doação ao município, intermediada pelo Fundo Manaus Solidária, se soma às 14 pias públicas já em operação e à extensão da rede de abastecimento de água para o hospital de campanha. As pias servem para a higienização de pessoas em situação de rua e transeuntes, a extensão da rede de água para que não falte o essencial ao hospital de campanha e os EPIs para proteger as pessoas. São todas iniciativas importantes e que somam esforços no sentido de dar maior controle dessa pandemia na cidade de Manaus”, reforçou.

Prorrogação

A concessionária Águas de Manaus também prorrogou até o dia 30 de junho deste ano a proibição de corte de abastecimento de água na cidade por inadimplência dos usuários. O decreto 4.834, publicado no Diário Oficial do Município (DOM) na segunda-feira, 25/5, estende os efeitos do decreto 4.791, de 25 de março. Com a medida, a prefeitura garante abastecimento de água ininterrupto às famílias que sofrem as consequências financeiras da pandemia de Covid-19, que ainda não dá sinais de remissão definitiva.

“Temos milhares de famílias que estão sem uma fonte de renda durante a pandemia e não podemos deixá-las sem água, que é um elemento importante de sobrevivência e até mesmo de prevenção ao vírus. Por isso, determinei à empresa concessionária que prorrogue o prazo por mais 35 dias, até o final de junho, e depois disso faça uma negociação plausível para o pagamento das contas em atraso do período. Queremos reduzir, na medida do possível, os traumas acumulados por todas as famílias durante esse período tão terrível para a nossa cidade”, afirmou o prefeito.

Segundo o diretor-presidente da Águas de Manaus, Renato Medicis, a empresa segue à disposição do poder público e da população para auxiliar, no que for possível, no combate ao coronavírus. “A água tem um papel fundamental na batalha que o país e o mundo estão travando contra a pandemia. E a Águas de Manaus tem feito o que está ao alcance para que a cidade tenha acesso à água tratada e cuide de sua saúde neste momento. Estamos acompanhando todos os esforços de Prefeitura e governo do Estado no combate ao coronavírus e resolvemos unir forças, realizando essas doações. Todos devem fazer sua parte para que a gente consiga vencer o coronavírus”, disse o diretor-presidente.

Parceria

A Prefeitura de Manaus, em parceria com a empresa Águas de Manaus, instalou 14 pias em diferentes espaços públicos para possibilitar que pessoas em situação de rua reforcem a higiene pessoal e, assim possam evitar a propagação do novo coronavírus. As instalações tiveram o acompanhamento da Ageman.

As pias foram instaladas nas praças da Saudade; da Matriz (2); dos Remédios (2); da Polícia; do Congresso; Nossa Senhora de Nazaré; Chile; e no calçadão da Manaus Moderna (2). Uma unidade foi instalada na sede da Águas de Manaus, no bairro Aleixo, zona Centro-Sul; na rua Ferreira Pena, próximo à sede da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc) e na avenida Umberto Calderaro Filho.

Doações

As doações para a campanha #ManausSolidária podem ser feitas diretamente no drive-thru solidário montado no estacionamento da sede da Prefeitura de Manaus, de 9h às 13h, de segunda a sexta-feira, e as doações em dinheiro podem ser feitas no Banco do Brasil, agência: 3563-7; conta-corrente: 10.483-3 PMM/Doação Covid-19. O CNPJ é 04.365.326/0001-73. O acompanhamento de toda a movimentação bancária estará disponível nos sites www.manaussolidaria.org e https://covid19.manaus.am.gov.br


Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •