Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Ao som de “Manaus tem jeito, José Ricardo pra prefeito”, a Coligação Manaus pela Vida, pelos Pobres (PT/Psol/Rede/PCB) finalizou a convenção do Partido dos Trabalhadores, realizada na manhã deste domingo (13), de forma presencial, em auditório da rua Ferreira Pena, Centro, e por plataforma digital, confirmando o deputado federal, José Ricardo (PT), o “Homem da Kombi”, como candidato a prefeito de Manaus, e a assistente social, Marklize Siqueira (Psol), como sua vice. O encontro oficializou a aliança para chapa majoritária e a chapa proporcional, de vereadores do PT, com 62 candidatos, sendo 19 mulheres.

Ao agradecer a Deus pela vida e a sua família que tanto lhe apoia nessa caminhada, José Ricardo também agradeceu a presença de cada militante e simpatizante do PT, do Psol, da Rede e do PCB, tanto de forma presencial quanto virtual, que têm construído essa história de lutas sociais. “Gostaríamos que outros partidos se juntassem a nós, com a esperança depositada nessa chapa, em busca de uma Manaus pela vida, pelos mais pobres e pelos que mais precisam”, declarou.

Em sua trajetória como homem público, não esquece de “seu ponto de partida”, de quando chegou ao Amazonas com sua família aos sete anos de idade e todos os ensinamentos aprendidos, como de trabalhar honestamente, estudar e respeitar o seu próximo. “Já fui “picolezeiro”, camelô, trabalhei no Distrito Industrial, mas mesmo com muita dificuldade sempre estudando e trabalhando para ajudar a família, até me formar em economia pela Ufam e ser consultor econômico. E o engajamento na Igreja Católica me impulsionou à política, porque foi lá que fui incentivado pelo padre Humberto Guidotti a participar da política como um meio para melhorar a vida das pessoas”.

Assim, o candidato e sua vice defendem uma administração pública junto com o povo. “Manaus está abandonada, com muitos problemas e que piorou ainda mais com essa pandemia. Cerca de 40% da população, quase 900 mil pessoas, vivem em más condições; cerca de 260 mil com ‘baixa’ qualidade de vida e mais de 600 mil pessoas em “baixíssima” qualidade de vida; 653,6 mil moradias, 348,7 mil (53,3%) são considerados domicílios ocupados em ‘aglomerações subnormais’. Queremos fazer a diferença e construir uma Prefeitura transparente, com prestação de contas. Conosco, a Prefeitura será levada para os bairros, para os que mais precisam”, disse José Ricardo, que está construindo um Plano de Governo, de forma democrática e participativa, por meio de várias reuniões virtuais, pelo recebimento de propostas na plataforma digital “A Manaus que Queremos”, e em algumas reuniões presenciais, com distanciamento social.

A vice da chapa majoritária, a assistente social Marklize Siqueira, ressaltou que ela e José Ricardo serão as vozes daqueles que não são ouvidos, do povo da periferia, da pluralidade cultural. “Não é mais possível ver tudo o que acontece na cidade de Manaus e ficar só assistindo. Junto com José Ricardo, quero ajudar minha cidade a ser um lugar digno para se viver, que acolha a sua gente e encontre soluções concretas para mudar a vida do seu povo. Vamos derrotar o atraso e semear a esperança!”.

Quem é Marklize Siqueira

Formada em Serviço Social, com mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Amazonas. Já foi professora do Departamento de Serviço Social da Ufam e pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa). Sua trajetória de engajamento social iniciou na Pastoral da Juventude. Aos 19 anos, trabalhou como cobradora de ônibus e sempre dividiu sua vida entre militância social e estudo. Já a trajetória política, é marcada pela defesa das pautas do feminismo, das mulheres afroameríndias, da diversidade religiosa, dos direitos humanos, da seguridade social, da educação pública, gratuita e socialmente referenciada.

Para a presidente Nacional do PT, Gleisi Hoffmann, que participou da convenção por plataforma digital, José Ricardo está preparado, sendo um excelente parlamentar, e será um excelente prefeito, priorizando a vida, valorizando as pessoas. “Ele já tem a cultura de prestar contas e de fazer um mandato participativo. Levar isso para a Prefeitura é fundamental, para dar transparência à gestão pública. Parabéns ao Partido e a todos os candidatos da coligação”. E Valdemir Santana, presidente Municipal do PT, destacou ser importante o engajamento de todos e todas nesta caminhada. “Precisamos tirar Manaus dessa mesmice e fazer o melhor que for possível. Temos 23% da população desempregada nesta cidade, e José Ricardo tem a experiência de mudar esta realidade”.

Entre os participantes da convenção do PT estavam  os dirigentes e militantes dos partidos da coligação, como o presidente Municipal do Psol, Jonas Araújo; do presidente Municipal da Rede, Lúcio Alves; e da presidenta Municipal do PCB, Fernanda Fernandes, além de lideranças de movimentos sociais e de candidatos e candidatas do Partido dos Trabalhadores.


Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •