Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Na sexta-feira (14), a Fundação Milton Campos realizou em Manaus o primeiro seminário “A nova política em tempo de redes sociais”, no Caesar Business Hotel. O publicitário André Torreta e o jornalista Nino Carvalho falaram sobre o uso das redes sociais no ambiente político nacional, especialmente em ano de eleições, com a participação de parlamentares do Partido Progressista no Amazonas, jornalistas, assessores e especialistas do segmento digital.

A deputada estadual Conceição Sampaio coordenou, juntamente com a deputada federal Rebecca Garcia, a realização do evento, que foi o primeiro evento da temática promovido pela fundação, que irá percorrer todas as regiões do Brasil. “As redes sociais exercem, hoje, um papel extremamente importante, estamos todos aprendendo, pois essa relação se constrói no dia-a-dia. Reconhecemos a importância dessa interatividade. Hoje é possível conversar com as pessoas online, dar respostas à população instantaneamente”, observou a deputada.

E acrescentou que para os políticos que ocupam, como a própria parlamentar, um cargo eletivo, é uma forma de saber o que acontece nas diversas localidades do Estado, que tem uma geografia complexa, de longas distâncias e na maioria de acessos exclusivos por barco. “Ainda temos dificuldades com a qualidade da internet no Estado, mas ter a possibilidade de interagir com as pessoas e receber informações diretamente da população faz a diferença, pois o questionamento e a resposta são imediatos”, avaliou.

Para o representante da Fundação Milton Campos e mediador do encontro, Luciano Dias, foi dada a partida num processo de informação e aperfeiçoamento dos políticos do Partido Progressista, dos assessores e cidadãos em geral que tem interesse nas tecnologias das redes sociais, que são as principais novidades em termo de condução de campanha na atualidade. E na avaliação da deputada federal Rebecca Garcia, a internet possibilita uma maior democracia no processo político, mas é preciso saber e ter como usá-la.

Além de jornalistas, assessores parlamentares e especialistas em comunicação digital, participaram do seminário o presidente regional do PP no Amazonas, Francisco Garcia; o chefe de gabinete da senadora Ana Amélia PP/RS, Marco Aurélio Ferreira; a secretária geral da Câmara Municipal de Manaus, vereadora Socorro Sampaio (PP); o presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da CMM, vereador Álvaro Campelo (PP); vereador João Bosco (PP), da Câmara Municipal de Itacoatiara.

Nas redes sociais

O chefe de gabinete Marco Aurélio destacou a qualidade de protagonismo das redes sociais, onde cada pessoa escreve e pode ser acessado por amigos e conhecidos, pela cidade ou todo o Estado. E apresentou um exemplo da página da senadora Ana Amélia no Facebook, o qual recebeu 80 mil compartilhamentos, o que significa dizer em redes sociais “Isto me representa”; além de registrar 2,7 milhões de visualizações, ao que Marco Aurélio questionou quantos veículos precisariam para atingir tal número de pessoas.

O publicitário, escritor e palestrante baiano, André Torreta, com larga experiência como redator e diretor de criação em empresas de comunicação, estrategista em campanhas políticas no Brasil e na Argentina; que em 2001, lançou a primeira agência de publicidade e o primeiro instituto de pesquisa, ambos voltados para a base da pirâmide social; e em 2007, lançou uma empresa de consultoria e estratégia de marketing e negócios para a nova classe média brasileira, apresentou um panorama das mudanças políticas e sociais do País desde 1954 até os dias atuais, com o ingresso da população brasileira na classe média, que representam juntas – classes C, D e E – 170 milhões de brasileiros. Em sua apresentação, André Torreta ressaltou que o País vive um novo mundo na política e a internet terá uma forte influência nas eleições. E destacou a necessidade de ouvir o que as pessoas falam, especialmente, o que elas publicam na internet.

Para o jornalista, escritor e consultor Nino Carvalho, que atua no mercado digital há 15 anos, como um dos pioneiros no Brasil, idealizador e coordenador dos cursos de MBA e Pós-MBA em Marketing Digital na Fundação Getúlio Vargas em várias cidades no Brasil, além de ter capacitado mais de 10 mil profissionais em cerca de 10 países, Manaus já tem bons profissionais em internet, com grande potencial de competência na área digital. E apontou a importância de tecnologia, estrutura e investimento no setor, mas destacou a inteligência e sua necessidade no planejamento e gestão das redes sociais. Ao mostrar aspectos do cenário político de ‘antigamente’ até os dias atuais, o palestrante ressaltou que a internet já trabalha para prevê comportamentos.

Após Manaus, a Fundação Milton Campos realizará o seminário em Santa Catarina, Bahia, Belo Horizonte, Piauí, Acre e Mato Grosso.


Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •