Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

O programa Saúde Manaus Itinerante da Prefeitura de Manaus levará serviços a mais três bairros da capital: São Francisco e Petrópolis, na zona Sul, e Alvorada, na zona Centro-Oeste, com atendimentos até o dia 17 de junho, que serão realizados nas Unidades Móveis de Saúde da Mulher das 8h às 17h nos dias de semana e aos sábados das 8h às 12h.

Na zona Leste da cidade, o atendimento será estendido no bairro Mauazinho até o dia 27 de junho. No local a população poderá contar ainda com o atendimento das Unidades de Saúde Odontológica e Laboratorial. O mesmo acontece no Tarumã, zona Oeste, onde as Unidades de Saúde Odontológica e Laboratorial permanecem até o dia 30 de junho.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto, a orientação do prefeito Arthur Neto é de que as unidades móveis percorram o maior número de bairros em Manaus para que toda a população seja beneficiada.

“Exames oferecidos pelas unidades móveis, como mamografia, são importantíssimos para as mulheres e podem detectar uma doença no estágio inicial, quando as chances de cura são maiores. E quem tem mais de 40 anos, não precisa nem levar a requisição médica para a mamografia. Muitas mulheres, que nunca tinham feito o exame, agora têm a oportunidade de cuidar melhor da saúde e bem perto de casa”, declarou Homero.

As unidades oferecem serviços como: exame preventivo, abordagem sindrômica de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), consultas generalistas, consultas pediátricas, ultrassonografia, mamografias e atendimento odontológico, ações de imunização, coleta de material para exames laboratoriais, aferição de pressão arterial e glicemia capilar.

Para verificar a programação e notícias das unidades móveis na internet, acesse: semsa.manaus.am.gov.br e clique no ícone da programação das Unidades Móveis de Saúde (lado direito superior da página).

Serviço

A Semsa dispõe de quatro Unidades Móveis de Saúde Odontológica, que realizam atendimentos odontológicos ambulatoriais; Unidade Móvel de Saúde da Mulher, onde podem ser realizados exames de abdominal total, abdominal superior, transvaginal, pélvica, obstétrica, vias urinárias, tireóide e mamas. Atendem dia de semana, das 8h às 17h, e aos sábados das 8h às 12h, conforme a programação da localidade. São quatro unidades à disposição da população, realizando por semana 200 mamografias, sendo necessário RG, CPF e para mulheres até 39 anos, é necessária requisição médica; de 40 anos ou mais não necessita requisição. Também são realizadas 250 ultrassonografias, sendo necessárias requisição médica, RG e CPF.

São duas as Unidades Móveis de Saúde Médico-Laboratorial, que realizam, por semana, 80 consultas generalistas, 80 consultas pediátricas, 120 exames preventivos (Papanicolau), 150 coletas de exames de laboratório, vacinação e oferece medicamentos.

Para a realização de consultas generalistas ou pediátricas, são necessários os seguintes documentos: RG e CPF para crianças e adolescentes, além da certidão de nascimento. Para exames preventivos (Papanicolau), são necessários o RG e CPF, e para coletas de exames de laboratório é necessária a requisição do exame, apresentar RG e CPF para menores, e a certidão de nascimento.


Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •