O convite para o evento foi entregue pelo próprio governador Wilson Lima
Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Os moradores do Beco São Francisco, no bairro Monte das Oliveiras, Zona Norte de Manaus, receberam na manhã da quarta-feira (03/07) o convite para a solenidade de entrega de títulos definitivos de terra, que será realizada pelo Governo do Amazonas no próximo sábado (06/07). Para a surpresa dos moradores do Beco, o convite foi entregue pelo próprio governador Wilson Lima, que fez questão de visitar a área onde estão localizados os imóveis cujos proprietários finalmente terão o documento de posse do terreno.

“Eu não estava esperando, acho que ninguém aqui, de repente o convite veio e, no mesmo dia, já receber a visita do governador foi um privilégio muito grande para nós e para todos que moram aqui”, disse o músico Vilson Tavares, que vai receber o documento do terreno onde construiu a casa onde mora.

Ao todo, serão entregues 341 títulos definitivos de terra no próximo sábado (06/07), às 10h, na Escola Estadual Ernesto Pinho Filho, na avenida Samaúma s/nº, no Monte das Oliveiras. A ação faz parte da primeira etapa de entrega de títulos para os moradores do bairro. A meta é entregar 800 até setembro deste ano.

Wilson Lima conversou com moradores da área, que aguardavam há mais de dez anos pelo documento. “Daqui a 15 dias nós estamos programando um outro retorno para que nós continuemos a entrega desse documento que traz dignidade para as pessoas, traz a tranquilidade de que elas serão definitivamente as donas dessas áreas, uma vez que já estão aqui há muito tempo e são impedidas, por exemplo, de contrair um empréstimo junto ao banco para reformar a sua residência”, disse o governador durante a visita.

Além das residências comuns, o Governo do Estado vai conceder títulos definitivos de terra para imóveis de comerciantes da área. “Com esse documento o empresário pode conseguir um empréstimo para ampliar o seu negócio, por exemplo”, ressaltou o governador. É o que pretende fazer a comerciante Alta Colares, de 46 anos, que tem uma pequena mercearia no bairro.

“Agora eu sei que é meu. Se um dia, se acontecer alguma coisa, se eu morrer, vai ficar para a minha filha, para o meu neto, é uma coisa boa, né? ”, disse ela emocionada.

Em seis meses, o Governo do Amazonas chega a 740 pessoas atendidas com a regularização fundiária. A primeira entrega foi em fevereiro, no bairro Armando Mendes, na zona leste. Na ocasião, 359 moradores obtiveram o título. A segunda ação ocorreu em Parintins (a 369 quilômetros de Manaus), durante o Programa Amazonas Presente, em maio, com 40 títulos.

“Queremos fortalecer o sentimento de pertencimento, onde cada morador se sente dono de fato do imóvel, fazendo com que o cuidado com o mesmo independa do Estado”, disse o secretário estadual de Política Fundiária, Ricardo Francisco.

Títulos definitivos – O processo de regularização dos imóveis e a entrega dos documentos são organizados pela Secretaria de Política Fundiária (SPF). A regularização fundiária faz parte de uma política de Estado das mais importantes para o atual Governo e que caminha ao lado da questão habitacional. A transformação da posse em propriedade traz a segurança jurídica e a garantia constitucional aos beneficiários. Com o título as famílias podem, por exemplo, ter o registro de imóveis e contratar empréstimos bancários ou crédito na Agência de Fomentos do estado do Amazonas (Afeam).


Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •