Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

A Secretaria Municipal de Educação adere a programa da Fifa e estimulará futebol e práticas saudáveis entre alunos. O esporte será usado como disseminador de práticas saudáveis para estudantes de idade entre 10 e 12 anos das escolas. O programa foi desenvolvido no Brasil pela Confederação Brasileira de Futebol em parceria com as secretarias de educação das cidades-sede da Copa.

Com o programa, o futebol será uma nova disciplina que 11 escolas municipais de Manaus terão no ano letivo de 2014 e também conta ainda com a parceria da Secretaria de Saúde (Semsa).

“O programa tem como objetivo encorajar a prática de atividade física e promover hábitos saudáveis entre os estudantes, prevenindo ou minimizando fatores de risco para doenças”, explicou a técnica responsável pela saúde do programa em Manaus, Maria Aldacy Barroso.

O Fifa 11 Pela Saúde foi executado no ano passado em Curitiba (PR) como projeto piloto e será implantado em todas as cidades-sede da Copa do Mundo. Em Manaus, farão parte das atividades as escolas municipais: Maria Leide Amorim, Profº Maria Lira Pereira, Tereza Rosa Abtibol, Ana Mota Braga, Vicente de Paula, Senador Fábio Lucena, Joaquim Gonzaga Pinheiro, Jorge Rezende Sobrinho, Madre Tereza de Calcutá, Álvaro Cesar e Profº Nilton Lins.

Ontem no auditório da Semsa, foi realizada a reunião de apresentação do programa, onde participaram os 22 professores da Semed que desenvolverão as atividades.

Os trabalhos iniciam no dia 17 de fevereiro e terá a duração de 13 semanas. Antes disso, os profissionais de Educação Física envolvidos passarão por um treinamento em Brasília-DF, entre os dias 10 e 14 deste mês. Metodologia Em um campo de futebol, a aula é dividida em dois tempos, assim como uma partida oficial.

Nos primeiros 45 minutos, os estudantes trabalham as habilidades técnicas como passe, chute, cabeceio, defesa entre outros. No segundo tempo será aplicada a parte teórica do esporte e temas relacionados à qualidade de vida como beber água, prevenção contra HIV e não usar drogas e álcool. É uma combinação do jogo de futebol com o jogo limpo. Na semana em que no primeiro tempo de aula se trabalhará o domínio de bola, no segundo será abordado a importância de beber água tratada. Serão 11 temas ensinados e em cada um deles, os alunos assistirão uma mensagem de um astro do futebol, dentre eles: Neymar, Lionel Messi, Cristiano Ronaldo e Marta.

“É a união da educação, saúde e esporte em prol da qualidade de vidas das crianças”, afirmou o médico coordenador do Fifa 11 pela saúde em Manaus doutor Eduardo Stewien. Cada escola receberá da Fifa o material completo necessário para desenvolver as atividades, como bolas, bolsas, coletes, cones, apito e cronômetro.

O programa Fifa 11 Pela Saúde foi criado em 2009 e ganhou visibilidade durante a Copa do Mundo da África do Sul, em 2010. Atualmente, o programa já atinge 19 países em cinco continentes beneficiando 50 mil crianças. Em Manaus, a expectativa é que, pelo menos, 30 crianças de cada escola participem das atividades.


Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •