Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

“Remosos” é uma expressão popular que serve para descrever aqueles alimentos que são mais ricos em gordura, óleos refinados, açúcares e sal e que, por isso, apresentam maiores chances de causar inflamação na pele e interferir no processo de cicatrização. Esses alimentos incluem por exemplo a salsicha, a linguiça e o presunto.

Assim, evitar este tipo de alimentos na dieta é uma excelente forma de complementar o tratamento para pessoas que têm problemas de pele ou que têm algum tipo de inflamação aguda, como acontece após realizar uma tatuagem.

No entanto, é importante lembrar que além da alimentação, também é muito importante manter os cuidados adequados com a tatuagem, como manter a pele protegida, não coçar e evitar pegar sol, para garantir uma melhor cicatrização e uma tatuagem mais bonita. Confira todos os cuidados que deve ter depois de fazer uma tatuagem.

Lista de alimentos remosos

Os alimentos remosos que devem ser evitados na alimentação incluem principalmente:

  1. Refrigerantes e sucos prontos;
  2. Frituras, como batata frita, pastel e outros salgados, fast food;
  3. Carne de porco e carnes processadas, como salsicha, presunto, linguiça, bacon, mortadela e salame;
  4. Doces, biscoitos recheados, bolos, massas prontas para bolos, chocolates, barras de cereal;
  5. Macarrão instantâneo, caldo de carne em cubo, comida pronta congelada, sorvetes;
  6. Bebidas alcoólicas.

O consumo excessivo desses alimentos aumenta a inflamação e dificulta o processo de cicatrização da pele, podendo também levar a outros problemas de saúde como dores de cabeça, colesterol elevado e diabetes. O ideal é que esses alimentos não façam parte da rotina alimentar, e que não sejam consumidos pelo menos por 1 semana após a realização de uma cirurgia, colocação de um piercing ou tatuagem, por exemplo.

O que não comer após a tatuagem

As recomendações após a tatuagem devem ser seguidas, uma vez que o processo de realização de uma tatuagem é caracterizado por pequenas lesões múltiplas na pele e, caso não se tenha cuidado, poderá resultar em um processo inflamatório muito grave.

Assim, é importante evitar o consumo de alimentos gordurosos, carne de porco, frutos do mar, chocolate e bebidas alcoólicas pelo menos 1 semana após a realização da tatuagem.

O que comer para acelerar a cicatrização

Para acelerar o processo de cicatrização da pele, deve-se consumir alimentos ricos em antioxidantes e compostos anti-inflamatórios, como o ômega-3. Dentre os alimentos mais antioxidantes estão: tomate, frutas vermelhas, frutas cítricas como laranja e acerola, e ervas como alho, cebola e açafrão.

Já os alimentos anti-inflamatórios são aqueles ricos em gorduras boas como castanhas, abacate, salmão, atum, sardinha, azeite, amendoim, linhaça, chia e gergelim. Além disso, tomar de 1 a 2 xícaras de chás anti-inflamatórios também vai ajudar na cicatrização, podendo-se utilizar ervas como camomila, gengibre e alecrim. Veja mais dicas sobre alimentação anti-inflamatória.

Confira no vídeo a seguir mais dicas para ter uma tatuagem perfeita:

Cuidados com a tatuagem

Além de cuidar da alimentação para garantir a renovação adequada da pele com a tatuagem, também é necessário tomar outros cuidados como lavar o local com sabonete antisséptico por pelo menos 2 semanas, evitar tomar sol e não entrar no mar ou na piscina por pelo menos 2 meses, caso contrário a região da pele poderá ficar irritada e haver inflamação.

Por fim, deve-se procurar um local confiável para fazer a tatuagem, que tenha permissão de atuação e no qual o material utilizado durante o procedimento seja totalmente esterilizado, pois isso é essencial para evitar a transmissão de doenças como hepatite e AIDS. (Portal Tua Saúde)


Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •