Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por meio do Distrito de Saúde Norte (Disa Norte), está iniciando um projeto piloto de “Implementação dos Dez Passos da Promoção da Alimentação Saudável nas Escolas do Programa Saúde na Escola (PSE)”.

A técnica responsável pelo PSE no Disa Norte, assistente social Giane Sena, explica que inicialmente foram selecionadas dez escolas inseridas no PSE e que as ações deverão envolver profissionais das secretarias de Educação do Município (Semed) e do Estado (Seduc), técnicos de saúde Nutricional, de saúde da Criança e do Adolescente, de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (DANTs), de Educação em Saúde e profissionais da Estratégia Saúde da Família (ESF).

“O objetivo é estimular a inserção no projeto político pedagógico de cada escola ações que possam estimular a alimentação saudável e a prevenção às DANTs, como hipertensão arterial, diabetes, obesidade, sedentarismo e desnutrição”, explica Giane Sena.

Nesta terça-feira, dia 28, às 14h, no Centro de Convivência do Idoso Armando Mendes (rua 5, s/n, conjunto Manoa), será promovida uma reunião com os profissionais envolvidos no projeto para definição de metas, prazos e público-alvo específico em cada escola. De forma conjunta, também será elaborado e discutido o planejamento das ações. “Poderão ser executadas ações como avaliação antropométrica, atividade física específica executada pelo educador físico da escola, atividades lúdicas e recreativas, produção cultural envolvendo os estudantes e rodas de conversa com as famílias”, destaca Giane Sena.

Foram selecionadas para o projeto piloto as seguintes escolas: Escola Estadual Elira Pinheiro, Escola Municipal Aderson Pereira, CMEI Professora Santina Castro, Escola Municipal Djalma Passos, CMEI Professora Rosira Santos, CMEI Padre Claúdio Dalbon, Escola Estadual Arlindo Vieira dos Santos, Escola Municipal Olga Gutmann, CMEI Professor Rozendo Neto e Escola Estadual Professora Tereza Tupinambá. A previsão é de que as ações do projeto sejam iniciadas no período de 10 a 14 de fevereiro.

Programa Saúde na Escola

Criado em 2007 pelos Ministérios da Saúde e da Educação, o PSE foi lançado em Manaus em 2008, a partir da assinatura do Termo de Adesão das secretarias municipais de Saúde e de Educação. Em 2009, foram selecionadas escolas públicas e equipes de saúde da ESF para atuarem de acordo com a proposta do PSE, que é oferecer atenção integral de prevenção, promoção e atenção à saúde de crianças, adolescentes e jovens do ensino básico público. Uma das estratégias é promover a articulação entre as escolas públicas e as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), principalmente, da Estratégia Saúde da Família.

O PSE atende em Manaus 128 instituições de ensino inscritas no programa, sendo 88 escolas da rede municipal de ensino e 40 escolas estaduais, beneficiando um total de 83.025 estudantes. Na zona Norte, o PSE atende 44 escolas (27 escolas municipais, cinco CMEI’s / Educação Infantil e 12 escolas estaduais).


Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •