Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Os servidores Cleves de Souza Bruce e Daniel Sampaio Derzi, da Prefeitura de Manaus, receberam, na noite de quarta-feira, 20/11, no Hotel Grand Mercure, em Brasília, um prêmio no valor de R$ 250 mil pelo primeiro lugar na categoria “Educação e Segurança do Trabalho”, na edição 2019 do Prêmio InovaSUS, do Ministério da Saúde (MS). A premiação foi entregue pelo ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

“Parabenizo os servidores Cleves, Daniel e todos os envolvidos pelo excelente trabalho desenvolvido na rede municipal de saúde. Isso me orgulha muito, porque demonstra a capacidade da nossa equipe de inovar, de criar para melhorar cada vez mais a saúde pública de Manaus, paralelamente com os investimentos que estamos fazendo”, parabenizou o prefeito Arthur Virgílio Neto.

O subsecretário de Gestão Administrativa e Planejamento, Jean Abreu, acompanhou os servidores na premiação. “É um incentivo para que continuemos buscando a melhoria dos serviços que levamos aos usuários, e também as condições de trabalho para nossos servidores. Esse reconhecimento do Ministério da Saúde valoriza os nossos servidores, como orienta o prefeito Arthur Neto, que tem atenção especial com o bem-estar dos servidores, e estimula a prática da inovação dentro da secretaria”, afirmou Jean.

Implantado na Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) há um ano, o projeto promove várias ações de estímulo e valorização da segurança no trabalho e do cuidado com a saúde física e mental dos servidores. O valor da premiação será aplicado em projetos voltados para melhorar ainda mais as condições de trabalho na secretaria.

Os trabalhos inscritos pela Semsa concorreram com os de outras 1,2 mil cidades brasileiras, apresentando experiências destinadas à educação e qualificação profissional e a segurança do trabalhador em saúde com a implantação do Programa de Saúde e Controle Médico e Ocupacional e do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais. A implantação desses programas permitiu a minimização, controle e eliminação de diversos riscos ambientais, que podem causar acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. Os trabalhos foram desenvolvidos pelos servidores Cleves de Souza Bruce, Mircleide Dias de Santana da Silva, Daniel Sampaio Derzi e Bruno Freitas Martins Costa.

Essa é a terceira vez que a Semsa conquista o prêmio InovaSUS.

O Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, parabenizou os vencedores, destacando a importância da contribuição de cada um dos trabalhos no aprimoramento do Sistema Único de Saúde.

“Trabalhos como esses nos ajudam a aperfeiçoar esse sistema, que tem uma característica geracional. Desde que foi criado, em 1988, o SUS ainda vem passando por ajustes e adaptações. O prêmio, o reconhecimento, é o primeiro passo para que o servidor saiba que seu trabalho é importante para o SUS. Entendam essa premiação muito mais como um convite para que vocês, ganhadores, ‘venham para dentro’ do Ministério da Saúde, para que vocês ajudem a construir a política de saúde que vai estar presente para as próximas gerações”, destacou Mandetta.

A secretária de Gestão do Trabalho da Educação na Saúde do MS, Maira Pinheiro, lembrou que o InovaSUS é uma iniciativa que vem sendo desenvolvida há anos no Ministério da Saúde, mas que está sendo aprimorada nessa gestão. Segundo ela, todos os anos eram abertos editais para que as melhores experiências desenvolvidas no âmbito do SUS pudessem ser valorizadas e premiadas.

“Este ano, nós resolvemos mudar a forma desse prêmio. Foi aberto um edital que recebeu mais de 1,2 mil inscrições de municípios brasileiros. Criamos uma banca, composta por pesquisadores e professores de diversas universidades, que analisaram todos os trabalhos de forma independente. Também foram escolhidas cinco categorias novas de trabalho, que premiam as melhores inciativas em diversos aspectos. Nosso maior objetivo é que esse prêmio seja o reconhecimento, a valorização dos profissionais que querem fazer a diferença no Sistema Único de Saúde”, finalizou Maira.


Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •