Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Em algum momento da vida, todos nós apresentamos sentimentos de ansiedade. Do nervosismo moderado ao pânico absoluto, a ansiedade é uma resposta natural a momentos estressantes e que pode nos ajudar a reagir em situações de perigo. Mas para aqueles que sofrem com transtorno de ansiedade, os sentimentos de medo ou preocupação não são uma resposta racional às circunstâncias externas – eles são uma influência perturbadora e dominante.

E para dissipar um pouco o que está em excesso, o yoga vem ajudado as pessoas nesta condição. De acordo Priscilla Leite, professora de Yoga e criadora do Canal Pri Leite Yoga no Youtube, a prática do Yoga é uma ciência milenar que ajuda a criar uma conexão com o momento presente, silenciando medos e preocupações. “A atividade combina mindfulness e meditação com movimentos suaves capazes de estimular hormônios que agem diretamente no sistema nervoso, trabalhando para acalmar e aquietar a mente e relaxar o corpo”.

Priscilla criou uma aula exclusiva para quem sofre com a ansiedade e quer encontrar nas posturas do Yoga os benefícios, https://prileiteyoga.com.br/?s=yoga+para+ansiedade, também revela que a atividade ajuda a combater a depressão e os ataques de pânico. “Muitas pessoas têm a falsa impressão de que o Yoga é apenas alongamento e execução de posturas estranhas. No entanto, essas posturas podem, na verdade, colocar pressão sobre as diferentes glândulas e órgãos do corpo, ajudando-os a aumentar a produção de substâncias químicas que fazem com que o praticante se sinta melhor e até mais feliz”– afirma.

E dessa forma, as tensões, o aperto no peito e os pensamentos negativos, frequentes em quem possui síndrome do pânico e ansiedade, podem ser reduzidos pela prática regular de Yoga, que também ajuda a liberar a tensão muscular acumulada e a rigidez do corpo. No geral, além do bem-estar físico, os praticantes adquirem uma sensação de calma e tranquilidade, sem efeitos colaterais.  “A postura da criança, é um ótimo exemplo de postura que qualquer pessoa pode experimentar e possui um grande efeito calmante, contribuindo também para normalizar a pressão arterial, uma vez que coloca cabeça e coração no mesmo plano” – resume.

Mas apesar do Yoga ser uma atividade completa e benéfica para a saúde física e mental é preciso lembrar que a atividade deve complementar o tratamento médico. “ A prática do Yoga traz muitos benefícios a quem o pratica, promovendo um novo senso de propósito no aluno, maior disciplina e bem-estar, no entanto, em casos de depressão severa e outras síndromes, procurar ajuda médica antes de qualquer coisa é o melhor a se fazer ”– alerta a professora.

Pri Leite finaliza dizendo que o Yoga vai muito além das posturas, que deve ser encarado como um convite para mergulhar fundo dentro de si, focar em ser e em viver por completo, inteiro, conquistando uma vida mais consciente. Afinal, essa arte milenar conta com um arsenal de técnicas e conhecimentos para elevar o nosso estado de espírito. Então, a dica para quem quer começar é: experimente aulas e estilos diversos para saber o que toca o seu coração e as suas necessidades do momento.

E se você se interessou, que tal uma aula relaxante sobre como aprender a respirar conscientemente? É através dela que mantemos nosso sistema nervoso saudável, evitando sentimentos de estresse e ansiedade. Neste vídeo a Yogini ensina como fazer: https://prileiteyoga.com.br/yoga-para-respiracao-pri-leite/


Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •