Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

O Programa de Pós-Graduação em Educação em Ensino de Ciências da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) realizará, de quarta (09) a sexta-feira (11/10), na Escola Normal Superior (ENS), localizada na avenida Djalma Batista, o XI Simpósio de Educação em Ciências na Amazônia (Secam), com o tema “Políticas Públicas para a Democratização da Ciência em debate”.

O evento tem como público-alvo docentes pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação, professores da Educação Básica, profissionais ligados à divulgação científica e cidadãos interessados em discutir a Educação e o Ensino de Ciências. Serão apresentados trabalhos em diversos formatos, sendo eles: roda de conversa, exibição de vídeos, exposição de fotografias e mostra de material didático produzido pelos pesquisadores/professores.

Os interessados em participar das palestras, oficinas e minicursos poderão se inscrever na quarta (09/10), a partir das 15h, no auditório da ENS, mediante o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 40. Aos participantes serão ofertados certificados de participação após o evento.

Programação – No primeiro dia do Secam (09/10), os destaques serão o “Colóquio Ierecê Barbosa”, às 15h, com o estudo de uma das obras da pesquisadora, mestre em Comunicação e doutora em Educação, professora do programa, falecida em março de 2018. O colóquio sobre a obra “O Leilão” será apresentado por Carmem Érica Lima de Campos Gonçalves. A conferência de abertura será proferida pela professora doutora em Educação, Alice Casimiro, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), às 19h, que falará sobre “Currículo em tempo de Guerra Cultural”.

No segundo dia (10/10), serão realizadas pela manhã diversas oficinas e minicursos organizados na Escola Normal Superior (UEA), na avenida Djalma Batista e no Museu Amazônico da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), na rua Ramos Ferreira, Centro.

No turno da tarde, ocorrerão as exposições de banner, material didático, fotografia e vídeos. Além disso, será realizado o “Café com Ciência” no qual será debatido o tema “(Des)políticas públicas para a Ciência”, tendo como integrantes da discussão os professores doutores Mauro Comes da Costa e Roberto Sanches M. Sobrinho, ambos representando a UEA; pela Secretaria de Educação do Amazonas (Seduc-AM), a professora especialista Thelma de Oliveira Prado e, pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), a professora doutora Márcia Seixas de Castro.

No terceiro e último dia (11/10), durante toda a manhã ocorrerão as apresentações dos trabalhos em formato de roda de conversa. À tarde, ocorrerá a conferência de encerramento, às 14h, tendo como palestrante a professora doutora Olívia Sena, que falará sobre “Os desafios das Políticas Públicas para a Democratização das Ciências na Amazônia”.

Vale ressaltar que todos os dias haverá show musical e exposições de obras que retratam o tema do evento e o contexto amazônico, além de editoras, que estarão concedendo preços especiais para os participantes do evento.

Serviço: XI Simpósio de Educação em Ciências na Amazônia com o tema “Políticas Públicas para a Democratização da Ciência em Debate”

Data/hora: Quarta (09), das 15h às 21h; quinta (10), das 8h às 18h; e sexta-feira (11/10), das 8h às 17h

Local: Escola Normal Superior (ENS) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), na avenida Djalma Batista, 2.470, Flores

Informações: Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências no (92) 3878-7726 e pelo site do evento, no endereço https://sites.google.com/uea.edu.br/secam/


Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •