Reeleito para exercer o 5o mandato na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o deputado Adjuto Afonso (PDT) defendeu como uma das propostas de campanha a implantação de frigoríficos no interior do Estado, visando aproveitar melhor a produção de pescado no Estado. O parlamentar já trabalha no projeto sugerindo parcerias que podem tornar realidade a proposta.

O tema foi bastante difundido durante o período eleitoral pelo deputado, assim como a discussão junto aos trabalhadores do ramo pelo interior.

“O pescado representa uma das atividades do setor primário de maior evidência no interior. Como defensor desse setor, quero reforçar essa atividade. Precisamos estimular a implantação de frigoríficos no interior através de parcerias públicas e privadas, com o objetivo de aumentar o aproveitamento do pescado, a ser industrializado no município, gerando emprego, renda e beneficiando os pescadores de cada região. Minha equipe técnica já está avaliando de que forma podemos encaminhar esse processo”, explica o parlamentar.

O pescado, no Amazonas, caracteriza-se, ainda como o principal alimento das populações ribeirinhas. O Estado ocupa a posição de principal produtor nacional de peixes, representado pelo município de Rio Preto da Eva (a 80 km da capital).