A Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) aprovou Votos de Parabenização, de autoria do deputado estadual Belarmino Lins (PP), que, juntamente com o irmão, deputado federal Átila Lins (PP), destacaram o aniversário de 127 anos de emancipação política do município de Canutama (distante 619 km em linha reta de Manaus), comemorado no dia 10 de outubro.

“Canutama é um município que vive no meu coração, lá fizemos grandes amigos, bons companheiros de luta política como o ex-prefeito João Ocivaldo Batista Amorim. Tenho orgulho dessa terra por quem trabalho e amo demais”, disse o parlamentar, segundo vice-presidente do Legislativo Estadual.

O município faz parte da mesorregião sul do Estado e da microrregião do Purus. Distante da capital 619 km, com população calculada em 15.450 habitantes, de acordo com estimativa do IBGE/2018, sobressai por suas festas populares imbuídas de ricas manifestações folclóricas com forte influência indígena, e as tradicionais festas religiosas comemoradas anualmente com grande participação do povo da cidade e comunidades adjacentes, o que faz dessa cidade ser reconhecida como referência cultural, religiosa, indígena, e ainda, um promissor município daquela região.

Conforme Belarmino, Canutama foi fundada por volta de 1874 por Manuel Urbano da Encarnação. Era denominada de Nova Colônia de Bela Vista. Em 10 de outubro de 1891, pela Lei Estadual n.º 22, de 10-10-1891, conquistou sua emancipação política ao ser elevada à categoria de cidade, sendo desmembrada do município de Lábrea, chancelando em definitivo sua plenitude política-administrativa.