CMM

A Semana da Conscientização e Combate à Obesidade Mórbida será  realizada na primeira semana do mês de julho. O Projeto de Lei (PL) nº 166/2018, de autoria do vereador  Rosivaldo Cordovil (Podemos),  foi aprovado no plenário da Câmara Municipal de Manaus (CMM), na manhã da segunda-feira (15/10) e encaminhado à sanção do prefeito Arthur Virgílio Neto (PSDB).

Na justificativa do PL, autor destaca que obesidade é considerada um grave problema de saúde pública. “É preciso que tenhamos preocupação em criar mais políticas públicas para divulgar, bem como diminuir a quantidade da população obesa na cidade de Manaus, além de conscientizar a nossa população a ter mais qualidade de vida, por meio da prática de exercícios e alimentação saudável”, afirmou Cordovil.

O parlamentar propõe que o poder público amplie as discussões com a sociedade sobre obesidade mórbida e considera que a instituição da Semana da Conscientização e Combate à Obesidade Mórbida será de grande importância para conter o avanço da doença na cidade de Manaus.

Rosivaldo Cordovil alerta ainda que a obesidade é fator de risco para diversas doenças como hipertensão, doenças cardiovasculares, diabetes entre outras doenças decorrentes da obesidade, por isso, a importância da realização de  campanhas e ações públicas de conscientização.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, que constam na justificativa do PL, 19% da população manauara são consideradas obesas e 52% estão com excesso de peso. Ainda de acordo com os indicadores do MS, Manaus ocupa a 6ª posição em entre as capitais brasileiras com a população acima do peso.