A vereadora Nêga é candidata a deputada estadual pelo PSD (Foto Pedro Coelho)

A empresária parintinense Márcia Baranda (MDB), de volta ao grupo político do senador Omar Aziz (PSD), candidato a governador pela coligação “Amazonas com Segurança”, vai pedir votos para a vereadora Maria Alencar, a Nêga, que disputa uma vaga para a Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas – Aleam. A informação já circula nos bastidores da política parintinense há algumas semanas, faltando apenas o anúncio oficial da confirmação do apoio e da parceria entre ambas.

A saída do prefeito de Parintins, Bi Garcia (PSDB), da base aliada de Omar Aziz, que renunciou a amizade para seguir a candidatura à reeleição do governador Amazonino Mendes (PDT), deixou o caminho livre para que Márcia Baranda pudesse retornar ao grupo do senador. A vereadora Maria Alencar, que faz oposição cerrada à administração de Bi Garcia na Câmara Municipal de Parintins, até o momento não se pronunciou sobre os apoios políticos que deve receber para fortalecer sua campanha eleitoral, a um mês da população ir às urnas em 7 de outubro.
Márcia Baranda disputou a Prefeitura de Parintins nas eleições municipais em 2016, conquistando o segundo lugar com pouco mais de 10 mil votos, sendo derrotada nas urnas pelo então deputado estadual Bi Garcia, que obteve a maior votação da história para o cargo majoritário, com mais de 30 mil votos. A empresária parintinense, que tem como líder político o senador Eduardo Braga (MDB), candidato a reeleição em campanha independente, decidiu voltar ao grupo de Omar Aziz, logo após a saída de Bi Garcia.
Outra informação que circula no meio político é que a ida de Márcia Baranda para o lado de Omar Aziz foi para formar um “grupão” que estaria se articulando para disputar a Prefeitura de Parintins. Fato evidenciado quando o candidato a deputado federal, Dodozinho Carvalho (PSD), recusou o apoio de Bi Garcia, por conta do rompimento deste com o senador candidato a governador, e recebeu o apoio de Márcia Baranda em sua corrida eleitoral. Pelo PSD, a vereadora Maria Alencar disputa votos com o candidato a deputado estadual e vice-prefeito, Tony Medeiros, apoiado incondicionalmente por Bi Garcia.