Compartilhe
  • 1
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
    1
    Share

Escolas e creches municipais começaram a receber o projeto ‘CIPA nas Escolas’ ontem (21/5). A primeira unidade é da área de abrangência do Distrito de Educação Leste 1 e 2. Até a próxima quarta-feira, 23/5, alunos, professores, gestores, funcionários e associação de pais e mestres da Escola Municipal Professora Francisca Pergentina da Silva, localizada na rua Chico Mendes, 118, no Zumbi dos Palmares, zona Leste, terão palestras e atividades de prevenção a acidentes de trabalho.

A ação é coordenada pelo Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (Cerest), vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), em parceria com Secretaria Municipal de Educação (Semed) e Sindicato de Técnicos de Segurança do Trabalho no Estado do Amazonas. O objetivo é identificar os principais riscos no ambiente escolar, falando sobre saúde e segurança do trabalhador para preveni-los.

A diretora do Departamento de Vigilância Ambiental e Epidemiológica (Devae), Marinélia Ferreira, destacou a importância de projetos como este. “No ambiente escolar, onde temos educadores, funcionários e alunos, congregando um grande número de pessoas se torna necessário que elas observem quais são os riscos que existem no ambiente de trabalho e quais providências podem ser tomadas para evitá-los, promovendo um ambiente mais seguro”, disse.

A engenheira de segurança no trabalho, da subsecretaria de Infraestrutura e Logística (Infralog) da Semed, Estela Rebouças Bezerra, ressaltou a importância do curso para os funcionários e pais, pois todos fazem parte do contexto do ambiente escolar, por isso, as informações são importantes nesse processo.

“A importância desse evento é para que os funcionários comecem a identificar os riscos e perigos. Além disso, as pessoas vão ter também conhecimento para que saibam agir com relação ao incêndio, o acesso ao extintor e como utilizar”, disse, mas afirmou que, no final de cada curso, será realizada uma aula prática com o Corpo de Bombeiros.

Seguindo os princípios da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (PNSTT), que garante direito a um ambiente de trabalho saudável, o projeto CIPA nas Escolas capacita esses profissionais para avaliar com especificidade os riscos que existem em cada unidade escolar, trabalhando um projeto de intervenção para os diferentes problemas.

“Nós contamos com uma equipe formada por técnicos do Cerest, engenheiros de segurança do trabalho, psicólogos, fonoaudiólogos e parceiros da Semed que possam avaliar esses riscos e passar as medidas de prevenção necessárias para os servidores por meio de módulos que serão divididos em três dias de aula, com carga horária de 20h, em todas as zonas da capital”, informou o diretor do Cerest, Clodoaldo da Silva Almeida.

De acordo com o diretor da escola, Silvio Dinelly Esteves, o curso é importantíssimo para todos que trabalham na escola saibam como é procedimento para determinadas situações. “É importantíssima essa parceria. É fundamental a socialização de informações e prevenções de acidentes no cotidiano”, contou.

A doméstica Daila Lima Correa, 24, mãe da aluna do 2º período, Luciana Lima Gomes, 5, do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Tancredo Neves, zona Leste, é uma das participantes que ficou animada pelo aprendizado que terá durante o evento. “Participando desse curso vou poder obter conhecimentos sobre a segurança da escola e do ambiente que milha filha está convivendo, bem como, no ambiente de casa. Com certeza, o aprendizado aqui é excelente, porque vai abordar sobre a saúde e nossa segurança”, pontuou.

Programação

Turma 1 – Distrito de Educação Leste 1 e Leste 2

Quando: 21, 22 e 23/5

Horário: 8h

Local: Escola Municipal Prof. Francisca Pergentina da Silva

Turma 2 – Distrito de Educação Sul

Quando: 28, 29 e 30/5

Horário: 8h

Local: Escola Municipal Anastácio Assunção

Turma 3 – Distrito de Educação

Quando: 4, 5 e 6/6

Horário: 8h

Local: Creche Municipal Gabriel Correa Pedrosa

Turma 4 – Distrito de Educação Norte e Rural

Quando: 11, 12 e 13/6

Horário: 8h

Local: Escola Municipal Jornalista Sabá Raposo

Turma 5 – Distrito de Educação Centro Sul

Quando: 18, 19 e 20/6

Horário: 8h

Local: Escola Municipal Professora Sonia Maria de S. Barbosa


Compartilhe
  • 1
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
    1
    Share