Trinta e um estagiários das áreas de Turismo, História, Ciências Sociais e Administração vão atuar como guias no Museu da Cidade de Manaus, que será entregue pela Prefeitura de Manaus à população pelo 349º aniversário da capital amazonense, no próximo dia 24.  Os novos estagiários da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) estão participando de uma série de atividades de treinamento no Centro Histórico.

Na última quinta-feira, 18/10, os estagiários realizaram uma visita guiada no entorno do Paço da Liberdade.  O administrador do Museu, Leonardo Novelino, e a arquiteta Ana Lúcia Abrahin conduziram a visita guiada. “O Museu vai contar uma história. Muitos aqui tiveram a oportunidade de conhecer como era antes e agora terão o privilégio de ver a diferença. O Museu está vivo e precisa dialogar com a cidade, precisa fazer quem entra refletir. Todos esses anos fazíamos a visita através do diálogo, agora a proposta é trabalhar a apresentação e a pedagogia através da tecnologia”, pontuou Leonardo. 

Os estagiários irão passar por um processo preparatório que irá estudar desde o contexto histórico do Paço, ao contexto da exposição, como lidar com o público, e, ainda, questões como acessibilidade e dúvidas. 

O estudante de História, Agnaldo Martins, ressaltou a importância da oportunidade que recebeu em aprimorar seus conhecimentos sobre a cidade, vivenciando e auxiliando o contar da história de forma lúdica e com tecnologia. 

“Eu estou com uma expectativa muito grande em relação a essa oportunidade, pois eu acho essa parte da cidade importantíssima para nossa história. A minha escolha em fazer o curso de História foi justamente para estudar a minha cidade, o lugar onde nasci, onde tem tanta riqueza, principalmente debaixo dessa terra. Será uma experiência muito valiosa para mim!”, disse Agnaldo. 

A Prefeitura de Manaus inaugurará, oficialmente, o  Museu da Cidade de Manaus na terça-feira, 23/10, e abrirá ao público no dia 24 de outubro, aniversário da cidade de Manaus. O espaço receberá instalações museográficas unindo história e tecnologia.