O 33° Festival da Canção de Itacoatiara (Fecani) movimentou o setor turístico do município, que fica localizado a 270 quilômetros de Manaus, no feriado prolongado. De 05 a 08 de setembro, a cidade ficou lotada de visitantes, principalmente da capital.

Segundo a organização do evento foram em média 30 mil pessoas em cada dia de Fecani. “Apesar de ser perto de Manaus é a primeira vez que venho para Ita. Vim assistir uma amiga que cantou na competição do Fecani e aproveitamos pra conhecer a cidade e assistir os outros dias do Festival”, declarou a enfermeira Eliane Oliveira. 

O Governo do Estado do Amazonas assegurou apoio para o Festival com o repasse de mais de R$ 600 mil reais para obras de melhorias no palco principal, além de mais de R$ 1,5 milhão para a realização do Fecani. “O sucesso do Fecani se deu por conta da força do povo de Itacoatiara, que acreditou e apostou neste festival que é único em nosso Estado. O Governo do Amazonas mais uma vez reergueu uma festa que voltou a ser valorizada e prestigiada pelos amazonenses”, disse o presidente da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), Nickolas Cabral dos Anjos.

Pesquisa socioeconômica – O Governo realizou também uma pesquisa socioeconômica para avaliar a satisfação com a infraestrutra e serviços do município de Itacoatiara, distante 270 km de Manaus. A pesquisa também é feita para com o identificar o perfil dos turistas. 

Secretarias – O Governo do Estado do Amazonas também disponibilizou apoio da Amazonastur, Polícia Militar do Amazonas, Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas, Defesa Civil do Estado do Amazonas, Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), Secretaria de Estado de Saúde (Susam), Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-Am), Secretaria de Estado do Trabalho (Setrab) e Secretaria Executiva-Adjunta de Planejamento e Gestão Integrada (Seagi).