Foto - Divulgação/Infraero

A movimentação no Aeroporto Internacional de Manaus/Eduardo Gomes (AM) deve crescer 7% neste feriado de 7 de setembro. Entre os dias 6 e 10 de setembro, são esperados cerca de 35,3 mil viajantes, entre embarques e desembarques. No mesmo período de 2017, foram registrados 32,8 mil passageiros.

Com capacidade para receber 18,2 milhões de passageiros por ano, o terminal movimenta, diariamente, cerca de 8 mil passageiros. Em 2017, mais de 2,6 milhões de passageiros utilizaram o Aeroporto Internacional de Manaus, entre operações de embarques e desembarques. Até julho deste ano foram registrados 1,5 milhões de passageiros.

A média diária é de 80 voos entre pousos e decolagens comerciais regulares, de oito companhias aéreas (Gol, Latam, MAP, Azul, American Airlines, Copa Airlines, Avior e Total). Os voos interligam Manaus a diversos destinos brasileiros – Guarulhos e Campinas (SP); Belém e Santarém (PA); Brasília (DF); Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE), Recife (PE), Boa Vista (RR), Porto Velho (RO), Rio Branco (AC) e Tefé, Parintins e Coari (AM). No caso dos voos internacionais, as companhias Latam, Avior, American Airlines, Copa Airlines, e Gol Linhas Aéreas, ligam a capital amazonense aos Estados Unidos, Venezuela, Panamá e Argentina.

Situado a 15 km do centro da cidade, o terminal oferece aos passageiros 88 estabelecimentos dos mais variados seguimentos, como lojas de artesanato e produtos típicos da região, bijuterias, locadoras de veículos, lanchonetes, agências de câmbio e turismo, banca de revistas e caixas eletrônicos. Os usuários também encontram um terminal acessível, com banheiros e telefones adaptados e equipamentos que auxiliam no embarque e desembarque de passageiros com necessidade de assistência especial

Rede Infraero

Nos aeroportos da Rede Infraero com voos comerciais regulares, a movimentação de passageiros deve crescer 3% no período de 6 a 10 de setembro, quando são esperados 1,05 milhão de passageiros. No mesmo período de 2017, foram registrados 1,02 milhão de passageiros. Os dias mais movimentados devem ser quinta-feira, com 2.182 voos previstos, e a próxima segunda, com 2.243 voos. O número de aeronaves também deve subir 8% em comparação ao feriado do ano anterior: serão 9.420 ante as 8.716 registradas no ano passado. 

A estimativa leva em conta a oferta de assentos das empresas aéreas, e orientou um plano de ação que visa a garantia da fluidez, o conforto e a segurança de quem vai viajar pelos terminais da Infraero. Entre as medidas, destaca-se a intensificação dos trabalhos das equipes de segurança e de operações, incluindo as de plantão, por meio de remanejamento das escalas de trabalho. A empresa também realizou manutenções preventivas em equipamentos como esteiras de bagagens, elevadores e escadas rolantes, entre outros.

Os “amarelinhos”, funcionários da Infraero com colete amarelo que estampa a frase “Posso Ajudar/May I Help You?”, estarão de prontidão nos saguões e áreas públicas para tirar dúvidas sobre horários de voos, portões de embarque e fazer outros esclarecimentos. Nos balcões de informações da Infraero, as equipes também estão preparadas para orientar os viajantes.

Guia do Passageiro e Aplicativo Voos Online  

Informações sobre viagens, direitos e responsabilidades do passageiro e da companhia área podem ser conferidas no Guia do Passageiro. O material também traz explicações sobre o funcionamento do setor aéreo e dicas, como peso e devolução de bagagem, transporte de animais e produtos de origem animal e vegetal trazidos do exterior. O guia pode ser lido clicando aqui.