A Indonésia está interessada em sediar os Jogos Olímpicos de 2032. Neste sábado, o presidente Joko Widodo encontrou Thomas Bach, mandatário do Comitê Olímpico Internacional (COI), e confirmou a candidatura. As próximas edições do evento serão realizadas no Japão (2020), Paris (2024) e Los Angeles (2028).

Ainda não foi confirmada qual cidade seria a sede, mas a escolha deve ser a capital Jacarta. A cidade está recebendo os Jogos Asiáticos e, segundo Widodo, o sucesso do evento deu a segurança para o país se candidatar.

“Após uma excelente experiência nos jogos Asiáticos, acreditamos que podemos sediar o maior evento do mundo. Acreditamos que a Indonésia pode sediar as Olimpíadas de 2032”, declarou o político.

Apesar do interesse da Indonésia, a competição para sediar os jogos de 2032 promete ser forte, já que a Índia e a China, que recebeu o evento em 2008 em Pequim e teria candidatura com Xangai, já demonstraram ter interesse em receber as Olimpíadas. A Austrália, que foi a anfitriã em Sydney 2000, também estuda entrar na briga.

Contudo, a Indonésia foi a primeira a confirmar oficialmente a intenção de receber o maior evento esportivo do mundo, “Aqui há uma grande combinação de simpatia e eficiência e é exatamente isso que os jogos são. É uma grande decisão que dá à juventude deste jovem país uma visão de futuro e capitaliza o sucesso dos Jogos Asiáticos”. (Gazeta Esportiva)