Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

O vice-governador do Amazonas, José Melo, reforçou nesta segunda-feira, 24 de fevereiro, durante a apresentação da nova Lei Orgânica Municipal e do Regimento Interno do Poder Legislativo de Maués, os investimentos do Governo do Estado nas áreas de educação, infraestrutura e saneamento básico em andamento no município. O pacote está em execução desde o ano passado e soma mais de R$ 140 milhões em recursos. “Muitas coisas vão acontecer neste ano em Maués, fruto dos compromissos assumidos pelo governador Omar Aziz e por mim com a população”, afirmou.

Os investimentos do Governo Estadual em Maués incluem obras de infraestrutura, como a recuperação de 108 ruas, o Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Maués (ProsaiMaués), a construção de um Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti), de uma escola padrão de 12 salas, adaptação de casas de pessoas com deficiência através do programa Viver Melhor, ampliação do sistema de abastecimento de água e a construção de uma nova penitenciária.

Segundo o vice-governador, as obras atendem a questões sensíveis da cidade e devem gerar avanços significativos na qualidade de vida da população. “Reafirmei os compromissos que o governador Omar Aziz e eu assumimos. São duas escolas, o ProsaiMaués, que é o Prosamim daqui, e o asfaltamento da cidade. Também vamos levar água para as casas que ainda sofrem com esse problema, e tem a penitenciária nova, em conclusão, e que vai tirar os presos de condições subumanas”, pontuou.

Homenagem – A cerimônia de apresentação da nova Lei Orgânica e do Regimento Interno do Poder Legislativo de Maués ocorreu no Ginásio Padre Leão Martinelly. Na ocasião, o vice-governador recebeu o título “Cidadão de Maués” e foi contemplado com a Medalha do Guaraná, a maior comenda concedida pela Câmara Municipal a autoridades por serviços prestados à sociedade mauesense. A proposta de concessão do título é de autoria do presidente da Câmara, o vereador Raimundo Rodrigues de Souza.

“Sinto-me feliz pela honra de poder receber esse título. Há mais de trinta anos venho a Maués, desde que era delegado do MEC. Sempre tive uma relação muito fraterna, principalmente na área de educação. Agora com esse carinho especial do povo de Maués, de hoje em diante, sou ainda mais responsável e espero poder ajudar cada vez mais o município. É mais um filho da terra trabalhando por esse povo”, ressaltou o vice-governador, que viajou ao município ao lado da esposa, Edilene Gomes.

Mudanças – A solenidade, que significa um marco na história de Maués, reuniu a população, vereadores, empresários, o prefeito do município, Padre Carlos Góes, e os deputados estaduais Sidney Leite e Josué Neto, presidente da Assembleia Legislativa do Estado. Com os novos instrumentos jurídicos, Maués moderniza e adapta sua carta magna e amplia a estrutura democrática da Câmara Municipal. A Lei Orgânica da cidade foi formulada após a constituição de 1988 e nunca tinha sido reformada. O novo texto extingue pontos obsoletos e incorpora questões como a defesa do consumidor, que não eram contempladas.

Com a mudança no regimento da Câmara Municipal, houve a ampliação do número de comissões, a criação da ouvidoria da Câmara e o estabelecimento de novas regras de trabalho, com garantias de igualdade para parlamentares de oposição. “A gente tinha duas comissões e o trabalho ficava sobrecarregado. Esmiuçamos os assuntos e vamos poder tratar mais a contento. Criamos ainda a ouvidoria da Câmara, que vai ser um importante instrumento de acesso da população ao poder legislativo”, destacou o vereador Luizinho Canindé.


Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •