A promotora Leda Mara Albuquerque tomou posse na tarde desta segunda-feira (15) como a nova procuradora-geral de Justiça do Amazonas do Ministério Público do Estado para o biênio 2018-2020. Ela foi escolhida pelo governador Amazonino Mendes para exercer a função após ser a mais votada da lista tríplice com 123 votos.

“Nós temos problemas sérios com relação ao feminicídio, problemas sérios com a violência familiar e, sem dúvidas, esses serão problemas que serão enfrentados por mim e pelo Ministério Público”, disse em seu discurso de posse a nova procuradora, falando ainda da Lei Maria da Penha e informando que em sua gestão vai focar com muita eficácia e resolutividade nestes problemas que agridem a sociedade.

Leda Mara disse ainda que em sua gestão o trabalho de combate à corrupção e ao crime organizado será intensificado ainda mais.

“Assumo hoje a chefia do MP amazonense consciente de que o poder é efêmero e tudo o que permanece são as escolhas que fazemos e o legado do serviço que prestamos à sociedade, ávida pela garantia e o reconhecimento dos seus direitos”, concluiu a Procuradora-Geral.

Prefeito prestigia posse

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, participou da cerimônia de posse da nova procuradora-geral de Justiça do Amazonas, Leda Mara Nascimento Albuquerque, que aconteceu no auditório do Ministério Público do Estado (MPE-AM), no Nova Esperança, zona Oeste de Manaus.

“Tenho muito respeito pelo equilíbrio como se portou o doutor Fábio Monteiro e conheço muito de perto a doutora Leda Albuquerque, que é uma pessoa muito preparada, extremamente séria. Podem esperar seriedade dela, equilíbrio. Não é de fazer jogo com a torcida, ela é de resolver as questões e resolvendo as questões, ela volta para casa com a consciência tranquila todos os dias”, destacou o prefeito Arthur Virgílio Neto, acompanhado da primeira-dama, Elisabeth Valeiko Ribeiro.

Fábio Monteiro fala do dever cumprido

No cargo de PGJ durante os biênios 2014/2016 e 2016/2018, Fábio Monteiro ressaltou a sensação de dever cumprindo e espera que o bom trabalho continue na nova administração.

“Foi fácil gerenciar a instituição por quatro anos, claro que com as dificuldades que são inerentes ao cargo, mas tivemos uma preocupação muito grande em investir em infraestrutura, melhorar a parte de equipamentos da instituição, principalmente em combate à corrupção e também dotar os interiores do Estado com mais promotores de justiça. Consegui cumprir aquilo que objetivei fazer, saio com o sentimento de dever cumprido e tendo a certeza que contribui para a instituição se fortalecer cada vez mais”, concluiu Fábio Monteiro.

Currículo

A nova Chefe do Ministério Público é graduada em Direito pela Universidade Federal do Amazonas (1988), foi Delegada de Polícia com atuação na delegacia da mulher (93/95), é professora universitária da UFAM, Mestre em Direito e Políticas Públicas (CEUB/ 2008), ingressou no Ministério Público do Estado do Amazonas em 1996.

É Promotora de Justiça há 22 anos, atuando inicialmente na Comarca de Parintins (1996) e, já na capital, assumiu a titularidade da 7ª Promotoria de Justiça com atuação junto à 4ª Vara Criminal.Também exerceu atividades no Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) do MP-AM e os cargos de Secretária-Geral e Subprocuradora-Geral de Justiça para Assuntos Administrativos (2014/2018).