Compartilhe
  • 5
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
    5
    Shares

Espetáculos de dança, música e teatro estão na agenda da nova edição do Festival Música na Estrada, que desembarca em Manaus a partir do dia 30, quinta-feira. Em seu sétimo ano, a iniciativa traz à capital amazonense uma programação cultural e artística diversificada, com espetáculos de dança, teatro e música em apresentações gratuitas no Teatro Amazonas, no Centro.


O Festival Música na Estrada é uma realização do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura através da Lei Rouanet, com correalização da Kommitment Produções Artísticas e da Secretaria de Cultura do Amazonas (SEC). O Festival é apresentado pela Caixa Seguradora, conta com patrocínio máster do BNDES e patrocínio da instituição de ensino superior Estácio.

Abrindo a programação do 7º Festival Música na Estrada em Manaus está o balé russo “Petrushka”, que ganha os palcos numa montagem com bailarinos do Corpo de Dança do Amazonas (CDA) e do Balé Experimental do CDA, e músicos da Amazonas Filarmônica. A produção tem direção cênica geral e coreografia do paulista Luiz Fernando Bongiovanni, e direção musical de Marcelo de Jesus, que divide a regência com Otávio Simões.

Concebido entre 1910 e 1911, com música de Igor Stravinsky e coreografia de Michel Fokine, “Petrushka” narra a história de amor, ciúmes e tragédia vivida por três bonecos trazidos à vida por um feiticeiro. O balé burlesco em quatro cenas é um dos mais populares dos balés russos. A nova montagem em Manaus terá uma curta temporada de quatro apresentações no Teatro Amazonas, de quinta-feira, dia 30, a domingo, dia 3 de dezembro.

Música e Teatro
O Teatro Amazonas também será o palco das duas atrações musicais da agenda do Festival em Manaus. Uma delas é Sebastião Tapajós, violonista e compositor de Alenquer (PA) que toca na cidade no dia 5 de dezembro, terça-feira. Com mais de 50 anos de carreira e renome internacional, o músico apresenta com seu quinteto o show “Por entre as árvores”, que traz no repertório “Rei Solano”, hit da novela “A força do querer” (Rede Globo).

Outra atração da seara sonora do Música na Estrada é o Spok Quinteto, com show agendado em Manaus para o dia 6 de dezembro, quarta-feira. Versão concisa da celebrada SpokFrevo Orquestra, do Recife, que há mais de dez anos vem difundindo a musicalidade do frevo pelo Brasil e pelo mundo, o conjunto promete embalar a plateia do Teatro Amazonas com um repertório de clássicos e novas composições do mais famoso ritmo pernambucano.

E o público infantil de Manaus também tem vez na nova edição do Música na Estrada: nos dias 5 e 6 de dezembro, às 11h, o Teatro Amazonas recebe “Cinco semanas em um balão”. Adaptação da obra homônima de Júlio Verne, publicada em 1863, o espetáculo de teatro leva ao palco a louca e divertida aventura do Dr. Samuel Fergusson, um explorador que se dispõe a cruzar o continente africano a bordo de um balão de hidrogênio.

No palco, o enredo clássico de aventura e ficção ganha vida num espetáculo cheio de imaginação, fantasia e humor. A montagem leva a assinatura da companhia paulista Sabre de Luz, que desde 2009 vem explorando as linguagens do teatro, da performance e da dança contemporânea em montagens feitas para crianças de todas as idades.

Formação
A exemplo das edições anteriores, o Música na Estrada terá nesta edição uma programação acadêmica, com uma oficina comandada por instrumentistas integrantes do Spok Quinteto. O guitarrista Renato Bandeira e o baterista Adelson Silva ministram a formação, que acontece nos dias 7 e 8 de dezembro, das 14h às 17, no Centro Cultural Palácio da Justiça (avenida Eduardo Ribeiro, 901, Centro).

Os interessados em participar da oficina devem efetuar sua inscrição por meio do site do Festival Música na Estrada (http://musicanaestrada.art.br), na guia Inscrições. A formação tem vagas limitadas para até 20 participantes.

Circulação
Além da montagem do balé “Petrushka” e das apresentações de artistas, bandas e companhias teatrais convidadas em Manaus, o 7º Festival Música na Estrada vem promovendo apresentações de Corpos Artísticos do Amazonas em cidades do vizinho Pará. O primeiro conjunto a participar das circulações na atual edição foi a Orquestra de Câmara do Amazonas (OCA), que tocou na Igreja de Santo Alexandre, em Belém, no último dia 12.

Nos dias 25 e 26, sábado e domingo, a vez é do Coral do Amazonas, que se apresenta na Praça da Matriz de N.S. da Conceição (dia 25) e na escadaria da Igreja de N.S. da Saúde (dia 26), em Santarém. O município paraense recebe ainda uma série de oficinas e masterclasses com quatro instrumentistas da orquestra Amazonas Filarmônica: Irina Glibka (violino), Edoardo Sbaffi (violoncelo), Tatiana Gerassimova (flauta) e André Loves (clarinete). As atividades gratuitas acontecem de 22 a 24 de novembro.

O Festival
Desde 2011, o Música na Estrada realiza programações gratuitas de arte e cultura nos Estados do Norte do Brasil, promovendo acessibilidade, formação de plateia e aprimoramento musical através do intercâmbio e da valorização de conteúdos artísticos de diversas regiões do País.

Em sua sétima edição, iniciada no último dia 24 de outubro, o Festival passa por Belém, Brasília, Manaus, Santarém (PA), Porto Velho e, no ano que vem, por Boa Vista e Macapá.  A proposta artística do projeto cultural contempla mais uma vez música clássica e instrumental, artes cênicas e, em paralelo, as já tradicionais oficinas instrumentais e de dança, assim como palestras com professores e musicistas de várias partes do País.

Confira a programação completa e outras informações sobre o Música na Estrada por meio do site do Festival (www.musicanaestrada.art.br) e da fanpage do projeto no Facebook (facebook.com/projetomusicanaestrada).

PROGRAMAÇÃO
7º Festival Música na Estrada em Manaus

“Petrushka” – Balé em quatro cenas com música de Igor Stravinsky
Teatro Amazonas

Dias 30 de novembro, 1º e 2 de dezembro, às 20h; e dia 3 de dezembro, às 19h

“Cinco semanas em um balão”
Teatro Amazonas

Dias 5 e 6 de dezembro, às 11h

Sebastião Tapajós Quinteto
Teatro Amazonas

Dia 5 de dezembro, às 20h

Spok Quinteto
Teatro Amazonas

Dia 6 de dezembro, às 20h
 
Oficinas de Bateria e Guitarra com professores do Spok Quinteto
Centro Cultural Palácio da Justiça
Dias 7 e 8 de dezembro, das 14h às 17h

Compartilhe
  • 5
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
    5
    Shares