A Polícia Civil do Amazonas, por meio da equipe de investigação do 1° Distrito Integrado de Polícia (DIP), sob o comando do delegado Fábio Aly, recuperou, na tarde da última sexta-feira (08/06) e na tarde de segunda-feira (11/06), em lugares distintos da capital, dois veículos da marca Volkswagen, modelo Fox, anos 2008 e 2014, pertencentes a pessoas vítimas de golpes aplicados em site de compras e vendas. 

De acordo com a autoridade policial, um indivíduo, que está sendo procurado pela equipe do 1º DIP, entrou em contato, em um site de compras e vendas na Internet, com pessoas que anunciaram os veículos no sítio eletrônico, e se mostrava interessado em adquirir os bens.

“Após acertar a venda do veículo com a vítima, o infrator realiza depósitos de envelope vazios em caixas eletrônicos e entregava o documento às vítimas. Em seguida, ele as levava até o cartório, onde fazia com que elas transferissem o veículo para ele, assinando o Documento Único de Transferência (DUT). As vítimas descobriam que haviam sido enganadas quando iam sacar o dinheiro e eram informadas que os envelopes estavam vazios”, explicou Fábio Aly.

Conforme o delegado, após estar em posse dos veículos, o infrator procurava lojas de compra e venda de automóveis e, em posse do DUT reconhecido em firma, oferecia o veículo com valor abaixo do praticado no mercado, mas sem realizar a transferência junto ao Departamento Estadual do Trânsito do Amazonas (Detran-AM). Durante as diligências, os policiais civis identificaram que a conta utilizada pelo infrator para movimentar o dinheiro oriundo dos golpes é de Cacoal, município do estado de Rondônia.

“Recuperamos dois veículos que já estavam em posse de terceiros, que não tinham conhecimento do esquema criminoso. Efetuamos a apreensão do primeiro veículo, de cor prata, ano 2008, na sexta-feira (08/06), por volta das 17h, na avenida Torquato Tapajós, zona norte de Manaus. Já o segundo veículo, de cor prata, ano 2014, recuperamos na segunda-feira (11/06), por volta das 13h, na alameda Cosme Ferreira, bairro São José Operário, zona leste da capital”, relatou o titular do 1° DIP.

Fábio Aly ressaltou que, em razão da fraude, os documentos perderão o efeito. Os verdadeiros proprietários foram orientados a regularizar a situação junto ao Detran-AM, levando o Boletim de Ocorrência (BO), a fim de que um novo documento seja emitido. Após a regularização, os veículos serão devolvidos aos donos.

Identificação – Durante as diligências em torno do caso, os policiais civis conseguiram a imagem do autor dos golpes. Ele teria se identificado como Carlos André Barcelar Sobrinho e Yagoo Cristyan Araújo Marinho. Quem puder colaborar com informações sobre a identificação verdadeira e localização do infrator, entrar em contato com a equipe do 1º DIP pelo número (92) 99962-2454, o disque-denúncia da unidade policial.

“Delações também podem ser feitas ao 181, da Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM). Asseguramos o sigilo da identidade dos informantes”, garantiu a autoridade policial.