Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) registrou, nesta quarta-feira (19), um boletim de ocorrência no 19º Distrito Integrado de Polícia (DIP) para pedir a investigação de um grupode pessoasque, pelo menos em uma situação relatada,passou-sepor funcionários do Centro de Zoonoses, da Prefeitura de Manaus, paratentarcapturar cãesemumaresidência eque pode estar agindonas ruas de Manaus.

A denúnciapartiuda dona de casa Gilvanete Guimarães que procurou a direção do CCZ para solicitar informações sobre o motivo dehomens, que diziam serfuncionários do órgão,tentarem entrar na casadela, à força, para levar seus cães, no último dia

8 de fevereiro.

Segundo o diretor do CCZ, Francisco Zardo, a dona de casa Gilvanete chegou ao CCZ indignada, sem saber os motivos pelos quais queriam levar seus cachorros. “Explicamos a ela que o CCZ não enviou nenhuma carrocinha na casa dela. Somente vamos às residências quando somos solicitados.Mostramos a nossa carrocinha para ela e a dona Gilvanete não a reconheceu.Então, o carro não era nosso e agora a polícia está investigando,porque essas pessoas estão culpando a prefeitura por levar os animais de forma indiscriminada e nós não fazemos isso”, declarou.

No Boletim de Ocorrência, Gilvanete relata que às 14h do dia 8 de fevereiro, um grupo de pessoas afirmando que seria do CCZ, queria capturar seus cachorros e tentaram entrar,à força,em sua residência no Tarumã, zona Oeste de Manaus. “Eles disseram que iriam retornar a minha casa com um mandado do órgão. Eu me dirigi ao CCZ para perguntar o motivo da captura dos meus animais e fui informada que a ação não procedia, que não tinha sido o CCZ”, afirmou.

Diante da denúncia, o secretário municipal de Saúde, Evandro Melo, solicitou uma investigação rigorosa do caso e disse que nenhuma equipe do CCZ está autorizada a entrar na casa das pessoas sem a permissão dos donos. “Faço um alerta à população de que recebemos essa denúncia de que há pessoas que estão se passando por funcionários do CCZ para capturar os animais de forma indiscriminada. Trabalhamos de forma responsável e nunca vamos às residências sem sermos chamados. Pedimos a parceria da população para denunciar estas pessoas para que possamos identificar e tomar as devidas providências”, solicitou Melo.

Sobre o CCZ

O CCZ é uma unidade de saúde pública que tem como atribuição fundamental prevenir e controlar as zoonoses (como raiva, leptospirose e leshmaniose visceral), desenvolvendo sistemas de vigilância sanitária e epidemiológica,executandosuas funções por meio do controle de populações de animais domésticos (cães, gatos e animais de grande porte) e controle de populações de animais sinantrópicos (morcegos, pombos, ratos, mosquitos,abelhas entre outros). Essa ação é baseada em trabalhos educativos,queprocuram esclarecer e contar com a colaboração e participação de toda a sociedade, complementada por ações legais e fiscais.

As carrocinhas são utilizadas para a remoção e captura específicas de animais que ofereçam riscos diretos à saúde pública, de forma humanitária e de acordo com regras do Conselho Federal de Medicina Veterinária.


Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •