A Secretaria de Estado da Saúde (Susam) iniciou obras de recuperação predial no Hospital Psiquiátrico Eduardo Ribeiro, localizado na avenida Constantino Nery, bairro Chapada, zona centro-sul de Manaus. Os serviços no hospital fazem parte de um plano de recuperação de todas as unidades da rede estadual de saúde na capital, que foram recebidas pela atual gestão em situação precária.

Ao todo, a pasta está investindo R$ 65 milhões em obras de manutenção de prédios de hospitais e prontos-socorros, policlínicas, nas unidades do Serviço de Pronto Atendimento (SPA), do Centro da Atenção Integral à Criança (Caic) e à Melhor Idade (Caimi).

Os serviços no Hospital Psiquiátrico Eduardo Ribeiro iniciaram no dia (08/11), e abrangem a área de pronto-socorro do hospital, com reparos nas enfermarias masculina e feminina, nas áreas externa e de convivência da unidade.

Entre outros serviços, estes espaços estão recebendo nova pintura, troca de telhado e recuperação de banheiros, recuperação da rede elétrica e troca de lâmpadas. O hospital também está recebendo serviço de jardinagem. “É um trabalho também de humanização, que visa a dar conforto e melhor acolhimento aos pacientes”, afirma o secretário estadual de Saúde, Orestes de Melo Filho.

O Hospital Psiquiátrico Eduardo Ribeiro oferece atendimento de pronto-socorro, 24h por dia, para pacientes em estado de surto psicótico. Estabilizado, o paciente recebe alta e é encaminhado para realizar tratamento ambulatorial em unidades da rede municipal e estadual que oferecem serviços na área de saúde mental.

Grandes unidades – Grandes unidades da rede estadual também estão recebendo obras. Uma delas é a ampliação da sala de Politrauma do Hospital e Pronto-Socorro (HPS) 28 de Agosto, local onde os pacientes vítimas de traumas ou que chegam em situações de gravidade passam pela primeira avaliação  médica, antes de serem encaminhados para cirurgia. O hospital também recebe obras de manutenção geral, que estão sendo realizadas sem prejudicar o atendimento.

O Hospital e Pronto-Socorro João Lúcio, localizado na zona Leste de Manaus, também está com várias frentes de obras de revitalização, visando melhorar os serviços oferecidos pela unidade, que atende, diariamente, em média, 650 pessoas. No pacote de obras está a reforma geral do centro cirúrgico, que passará a contar com seis salas, ampliando a capacidade de atendimento.

Outra área importante que não recebia reforma há muito tempo, a Recuperação Pós-Anestésica (RPA), também está sendo revitalizada. O local apresentava problemas de vazamento no forro e nas paredes. Forro e piso estão sendo trocados e as paredes recebendo nova pintura.

A enfermaria, que tem capacidade para 25 leitos, também está em obras. No local, a unidade está construindo dois novos banheiros para pacientes e acompanhantes. Os novos banheiros terão corrigida uma falha dos anteriores, que não eram adaptados para portadores de necessidades especiais.