A Secretaria de Estado da Saúde (Susam) iniciou, ontem sexta-feira (19/10), o acolhimento das 812 pessoas convocadas na 9ª chamada do concurso de 2014, realizada em setembro. Entre os novos servidores, estão 81 profissionais que irão atuar na Unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA 24h) José Rodrigues, localizada no bairro Cidade Nova, zona norte, que será inaugurada no próximo dia 23.

A primeira de uma série de cinco reuniões com turmas diferentes contou com a presença de 80 concursados no auditório Eglantina Rondon, na sede da secretaria, no Aleixo, zona centro-sul. No evento, os novos funcionários da Susam receberam informações sobre direitos e deveres dos servidores, princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e noções gerais do sistema de previdência estadual. Na próxima terça-feira (23/10), mais uma turma de servidores participará do momento de integração.

Um dos aprovados no concurso, Thompson de Souza Barbosa, diz que tomar posse no cargo é a realização de um sonho conquistado com muita luta. Ele conta que estava há 4 anos sem emprego formal, sobrevivendo como autônomo. “Estudei muito para conseguir a aprovação. Estou muito feliz e espero fazer um bom trabalho”, disse Thompson, que foi aprovado para o cargo de motorista.

Formada em Farmácia, em 2008, Débora Pinheiro vai atuar no Serviço de Pronto Atendimento (SPA) da zona Sul. Ela conta que já atua no serviço público, no município, mas não via a hora de assumir o cargo efetivo na rede estadual de saúde. “Após o resultado do concurso, venho aguardando a chamada e agora isso aconteceu. Estou muito feliz”, comentou Débora.

Reforço na capital e interior – O secretário estadual de Saúde, Orestes Guimarães de Melo Filho, explica que todos os concursados convocados que se apresentaram e tomaram posse iniciam o trabalho a partir de novembro. “Com isso, a rede estadual de saúde, na capital e no interior, está ainda mais reforçada, e avançamos mais um passo em direção ao nosso principal objetivo, que é oferecer sempre um atendimento de qualidade”, disse o titular da Susam.

O concurso teve 9.345 classificados no geral e, desde a primeira chamada, já foram convocados 9.312 pessoas. Somente este ano, foram feitas 2.456 convocações: em fevereiro, foram chamados 428; em maio, 540; em junho, 676 nomes e mais 812 nesta última chamada. A vigência do concurso é até abril de 2019 e todos os classificados deverão ser convocados.

UPA inaugura terça-feira – Os 81 concursados lotados na UPA 24h da Cidade Nova começam a trabalhar já na semana que vem, quando a unidade será entregue à população. Nesta sexta-feira (19/10), eles visitaram as instalações do prédio, e na segunda-feira (22/10) se apresentam oficialmente no posto de trabalho.

A UPA 24h terá capacidade para atender até 4,5 mil pessoas por mês. Iniciada em 2010, a obra orçada em R$ 7,8 milhões foi retomada em outubro do ano passado e concluída pela atual gestão da Susam.

O atendimento na UPA é 24 horas, todos os dias da semana. O atendimento é específico para casos de urgência de pequena gravidade e que não precisam ir para um pronto-socorro de grande porte. A Susam estima que com a entrada da UPA em operação irá desafogar em até 30% o hospital e pronto-socorro Dr Platão Araújo.

De acordo com o Ministério da Saúde, as UPAs atendem casos como: pressão e febre alta, fraturas e cortes com pouco sangramento; queda com torção e muita dor ou suspeita de fratura; cólicas renais; intensa falta de ar; convulsão; dores fortes no peito; e vômito constante. Entre os serviços que serão oferecidos na unidade estão exames de raio-X, eletrocardiografia, especialidade de pediatria, clínica geral, laboratório de exames e 20 leitos de observação.