Preocupado com a maior segurança das pessoas, principalmente idosas, o vereador Tião Teixeira (PTB) solicitou à Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) a construção de escadas de madeira, com corrimão, em portos alternativos da orla de Parintins. No requerimento aprovado na sessão desta segunda-feira, 10 de setembro, o parlamentar também sugeriu à Prefeitura de Parintins a disponibilização de uma balsa para servir de terminal às embarcações regionais na área próximo ao mercado municipal.

Ao verificar o aumento do fluxo de barcos na orla de Parintins no período da vazante do rio Amazonas, o vereador ouviu apelos de passageiros e trabalhadores quanto aos riscos de acidentes. “Os barcos ancoram no barranco na beira do rio em frente ao porto de Parintins, porto do Carneiro, mas os passageiros, idosos, ou carregadores e tricicleiros, por exemplo, têm dificuldades por conta da falta de escadas seguras, com suporte de corrimão para apoio durante uma subida ou descida com bagagens nas mãos e cargas”, evidenciou.

Tião Teixeira citou que as embarcações vêm das comunidades rurais da área de várzea e terra firme como da região do Boto, Caburi, Mocambo e Aduacá, entre outras. “Com o início da seca do rio, elas ficam em frente ao estacionamento do porto de Parintins, onde existe apenas uma escada pequena e muito inclinada para atender a grande demanda do fluxo de pessoas. Nossa preocupação é justificada, porque esses portos servem diariamente para acesso de centenas de pessoas”, acentuou.

O vereador ainda recomendou à Prefeitura de Parintins a instalação de uma balsa para servir de porto na área próxima do Mercado Municipal, onde as embarcações possam ter um terminal mais seguro de embarque e desembarque de passageiros e cargas no período da vazante do rio do Amazonas. “Com esses trabalhos paliativos executados pelo poder público, não tenho dúvidas de que os riscos às vidas vão diminuir e haverá maior segurança das pessoas”, acrescentou Tião Teixeira.