Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) e o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), abriram as inscrições para o curso de Formação de Auditores Ambientais Internos. Os interessados terão até o final de fevereiro para se inscrever.

As inscrições, que são gratuitas, deverão ser feitas no Espaço da Cidadania Ambiental (Ecam) do Uai Shopping, que funciona na alameda Cosme Ferreira, São José I, Zona Leste de Manaus, em frente à maternidade Ana Braga. Os candidatos precisam levar cópias dos documentos de RG e CPF. As vagas são limitadas e as aulas terão início no dia 17 de março de 2013.

Este é um curso direcionado aos profissionais de diversas áreas do conhecimento e estudantes que desejam atualizar-se no assunto, que estão em busca de novos desafios ou que desejam obter maior aprendizado sobre Auditoria Ambiental Interna.

A atividade desse profissional envolve, geralmente, a execução de auditorias internas em determinados setores de uma empresa para verificar, entre outras ações, se a política ambiental está sendo adequadamente entendida e atendida; se a legislação ambiental aplicável ao setor está sendo cumprida; se os procedimentos ambientais estão sendo seguidos corretamente; além de analisar a participação de cada setor auditado no cumprimento das metas ambientais da empresa.

Profissão da década

De acordo com juiz titular da Vara Especializada do Meio Ambiente e de Questões Agrárias da Comarca de Manaus (Vemaqa), Adalberto Carim Antonio, as profissões que tratam da ISO-14.000, do reaproveitamento e reciclagem de material, e artesanato de biojoias, são profissões que tendem a crescer no mercado interno.

“Temos hoje, por exemplo, a profissão de engenheiro ambiental, considerada como a profissão da década. Entendemos que a ordem econômica posiciona a proteção ao meio ambiente como um dos arrimos para a ordem econômica e comercial deste País”, disse.

A intenção da parceria, conforme o magistrado, é oferecer os cursos principalmente para as pessoas que moram próximo ao Ecam do Uai Shopping de São José, mas que todo cidadão interessado nos temas ambientais também poderá participar. "São cursos certificados e de grande respeitabilidade no mercado", afirmou.

Parceria

No último mês de novembro, o TJAM e o Cetam firmaram parceria para oferecer cursos gratuitos no Uai Shopping São José, na Zona Leste de Manaus. O objetivo foi de disponibilizar cursos que tivessem uma abordagem ambiental.
Além do curso de Auditor Ambiental, a parceria disponibilizará, ainda este ano, cursos técnicos nas áreas de Sistema da

Qualidade, Norma ISO 14.000, Biojoias, Artesanato (de bolsas em tecido, em embalagens e reaproveitamento de materiais) e Ornamentação de Festas com Adereços Ecológicos.

Os cursos, que visam a qualificação profissional dos participantes, terão a duração máxima de três meses e são destinados também a magistrados, servidores, serventuários, e estagiários do Tribunal de Justiça do Amazonas, bem como aos demais interessados em realizar as atividades propostas.


Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •