Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

O "saque" e a "recepção" estiveram em alta neste domingo, dia 16, com o Torneio Início de Tênis de Mesa, que reuniu mais de 100 atletas. O evento, que recebeu apoio da Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), abriu oficialmente o calendário de disputas da Federação de Tênis de Mesa do Amazonas (FTMA) e revelou novas ‘carinhas’ da modalidade.

“O número de participantes foi além das nossas expectativas e isso é ótimo, pois conseguimos detectar uma nova sofra promissora para 2014. Além disso, o evento foi um ‘esquenta’ para a Copa Brasil, uma das principais disputas do calendário e que acontece nos dias 14, 15 e 16 de março”, disse o presidente da FTMA, André Galvão.

Pela categoria Mirim Mista, o grande destaque do dia foi Brena Maceno. Única representante feminina pela disputa, a jovem de 13 anos fez quatro jogos e deu show em todas as partidas. Na final, a atleta do Adalberto Valle venceu por 3 a 0 o jogador Paulo Santiago, do La Salle.

“Fiquei muito feliz por vencer, pois só tinha eu de menina na categoria. É bem mais difícil enfrentar os meninos, pois eles atacam mais, mas consegui impor meu jogo e desafiá-los”, disse Brena, que irá disputar a categoria Mirim, Infantil e Rating G pela Copa Brasil.

“Gostei muito de retornar para as competições tão bem e vencendo. Por isso, através do meu desempenho de hoje, acredito em realizar boas provas na Copa Brasil. Quem sabe até brigar pelo primeiro lugar”, comentou a atleta.

Outro que se destacou na competição foi o já conhecido dos pódios, André Murchie. Depois de uma disputa bem acirrada, com seu companheiro de treino, Tayrone Ribeiro, o mesatenista venceu por 3 a 1.

“Foi um torneio bastante difícil, pois eu e o Tayrone treinamos juntos e cada um sabe a tática do outro. Além disso, ele tem um estilo diferente de jogar, pois usa um pino na mão direita, aí fica mais difícil de defender. Mas, com comecei a investir em saques fortes e passei dele”, comentou André.

Novos talentos

Participando pela primeira vez do Torneio Início, a equipe do Projeto Social de Tênis de Mesa, da Escola Municipal Eliana Lúcia (Zona Oeste), chamou atenção no evento. Com cinco integrantes, o time liderado pela técnica Elem Silva conseguiu apresentar boas jogadas e mostrou atletas em potencial.

“Nosso projeto tem uma média de 40 alunos e cinco deles estão aqui. Graças a Deus todos tiveram um bom desempenho e tenho certeza que a partir da Copa Brasil eles já estarão no pódio”, disse Elem, ao elogiar o jogador David Dreyck, de 13 anos, que chegou até a semifinal do campeonato.

Filho de vigilantes, David conheceu o tênis de mesa após a visita do campeão olímpico Hugo Hoyama em sua escola, em julho do ano passado, como parte da programação do Circuito Mundial Amazônico.

“Depois que ele foi à minha escola, eu disse que iria participar do projeto e fui. Minha mãe gosta muito de me ver jogando e eu adoro participar dos treinos e aprender. Hoje eu fiquei um pouco nervoso, mas nos outros campeonatos já vou estar bem melhor”, prometeu o jovem.

O Torneio Início contemplou seis categorias, sendo Pré Mirim, Mirim, Infantil, Juvenil, Absoluto Masculino e Absoluto Feminino.

Resultado

Mirim

1- Brena Macedo

2- Paulo Santiago

3- Elias Soares

4- Sérgio Stefano

Infantil

1- André Murchie

2- Tayrone Ribeiro

3- João Silva

4- Luís Lúcio

Sênior

1- Vivaldo Serafim

2- Sandro Aguiar

3- Ronílson Costa

4- Luciano Maciel

Veterano

1- Wheller Pernambuco

2- Harlen Salazar

3- Jander Coelho

4- Ian Figueiredo


Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •