Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Na manhã deste sábado, 19, data em que se comemora o Dia Nacional do Futebol, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), realizou a terceira etapa da Taça Cidade de Manaus de Futebol de Rua Golzinho 3×3 Sub-13. A competição reúne garotos com até 13 anos de idade, integrantes de equipes de bairros e comunidades da cidade, que representam as seleções participantes da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014™.

O torneio deste sábado aconteceu na Avenida Itaúba, localizada no Jorge Teixeira 2, zona Leste da cidade. Após aproximadamente três horas de jogos, os representantes das seleções do Uruguai e Irã, jogadores do bairro Nova Conquista e Coroado 1, conquistaram, respectivamente, a primeira e segunda colocações nesta etapa da competição.

De um total de 32 equipes inscritas, apenas 13 participaram, envilvendo 52 crianças. De acordo com o diretor de Desporto da Semjel, André Galvão, o número não interferiu no andamento da competição. “Infelizmente, tivemos equipes que foram desclassificadas por diversos motivos presentes no regulamento, como ausência de fardamento e autorização dos responsáveis, mas isto não alterou em nada o nível da competição. Tivemos ótimos jogos e um rendimento excelente”, destacou Galvão.

O projeto, idealizado pela Semjel, conta com o apoio de órgãos da esfera municipal, como a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh), Secretaria Municipal de Educação (Semed), Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e Secretaria Municipal de Limpeza e Serviços Públicos (Semulsp), que atuam de forma integrada durante os jogos, desenvolvendo campanhas que visam a promoção da saúde e qualidade de vida da população, o combate à exploração sexual e a conscientização ambiental em todo o Estado.

Segundo o secretário da Semjel, Elvys Damasceno, o evento já é considerado um sucesso. “A finalidade é levar essas atividades para as comunidades, incentivando a prática de esportes, proporcionando uma vida mais saudável à população. A participação dos jogadores e de pessoas que prestigiam a competição nos deixa bastante otimistas”, frisou Damasceno.

Para a dona de casa Maria Rones, 38, moradora do bairro Nova Floresta e mãe de Jeferson Silva, 13, que participa pela primeira vez de um torneio de futebol, projetos voltados ao esporte levam qualidade de vida e educação às crianças da periferia. “Meu filho pratica esportes desde os sete anos. Nesta etapa do futebol de rua ele teve a chance de participar pela primeira vez de uma competição valendo título. Isso é gratificante para mim. Ele procurou tirar notas boas na escola e se comportar melhor em casa para poder treinar. A alegria dele é a minha felicidade”, declarou Rones.

De acordo com Jeferson, a experiência valeu a pena. “Eu não tinha ideia de como era participar de uma competição oficial. Eu sempre gostei de jogar bola, mas nunca procurei competir. Esse projeto está sendo muito gratificante, pois estou aprendendo lições que irei guardar por toda minha vida”, argumentou.

Alberto Girassol, presidente da Liga Desportiva do bairro Coroado, que representou a seleção do Irã, vice-campeã da etapa zona Leste, o resultado faz parte de um trabalho árduo que a comunidade vem desenvolvendo com as crianças e jovens no local. “Estabelecemos uma parceria com os pais das crianças que integram as atividades esportivas desenvolvidas na nossa comunidade. Todo mês é realizada uma reunião com os responsáveis e a direção da liga para que os pontos positivos e negativos do desempenho das crianças, tanto em casa quanto na escola, sejam discutidos e, com isso, busquemos sempre bons resultados”, concluí Alberto.

A primeira edição da Taça Cidade de Manaus de Futebol de Rua Golzinho 3×3 Sub-13, que na semana passada ocorreu na zona Oeste, e também já foi realizada na zona Norte, segue no próximo sábado, 26, para a zona Sul da cidade, onde será concluída a primeira fase de disputas da competição.

A etapa final, que será realizada na área de abrangência do Complexo Turístico Ponta Negra no dia 3 de agosto, irá reunir oito equipes, campeãs e vice-campeãs das zonas Norte, Sul, Leste e Oeste da cidade. Os vencedores irão receber troféus, medalhas, bicicletas e o artilheiro do torneio uma camisa oficial da Seleção Brasileira de Futebol.


Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •